"Ningún poema a menos": la vida de Susana Chavez contada a partir de la teoría actor red. Articulaciones y desafíos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Aurora (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/8882 |
Resumo: | O presente artigo se propõe trazer breves reflexões a respeito da Teoria de Ator-Rede (TAR) apresentada por John Law em sua obra “Notas sobre a Teoria do Ator-Rede: ordenamento, estratégia, e heterogeneidade” (1992) e por Bruno Latour (2012) em sua obra: “Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede” a partir de três momentos da vida de Suzana Chaves: 1) Denúncia dos assassinatos de desaparecimentos de mulheres e a omissão do Estado para resolução dos conflitos; 2) Assassinato de Suzana e o ativismo político gerado a partir de sua morte; 3) Como sua história torna-se um símbolo criando uma narrativa sobre os feminicídios e direitos das mulheres que vai além do contexto local (Cidade Juarez, México). A partir desses três momentos distintos de sua vida, pretendo articular e mostrar como os diferentes atores-redes e atrizes-redes (humanos e não humanos) vão interagindo em cada um desses momentos a partir do papeis que desempenham. Recebido: 23/04/2019Aceito: 31/05/2019 |
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"Ningún poema a menos": la vida de Susana Chavez contada a partir de la teoría actor red. Articulaciones y desafíos“Nenhum poema a menos”: a vida de Susana Chávez contada a partir da teoria ator-rede. Articulações e desafiosTeoria Ator-Rede. Susana Chávez. Direitos das Mulheres. Mobilizações femininas.O presente artigo se propõe trazer breves reflexões a respeito da Teoria de Ator-Rede (TAR) apresentada por John Law em sua obra “Notas sobre a Teoria do Ator-Rede: ordenamento, estratégia, e heterogeneidade” (1992) e por Bruno Latour (2012) em sua obra: “Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede” a partir de três momentos da vida de Suzana Chaves: 1) Denúncia dos assassinatos de desaparecimentos de mulheres e a omissão do Estado para resolução dos conflitos; 2) Assassinato de Suzana e o ativismo político gerado a partir de sua morte; 3) Como sua história torna-se um símbolo criando uma narrativa sobre os feminicídios e direitos das mulheres que vai além do contexto local (Cidade Juarez, México). A partir desses três momentos distintos de sua vida, pretendo articular e mostrar como os diferentes atores-redes e atrizes-redes (humanos e não humanos) vão interagindo em cada um desses momentos a partir do papeis que desempenham. Recebido: 23/04/2019Aceito: 31/05/2019Faculdade de Filosofia e Ciências2019-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/888210.36311/1982-8004.2019.v12n1.04.p23Revista Aurora; Vol. 12 No. 1 (2019); 23-40Revista Aurora; Vol. 12 Núm. 1 (2019); 23-40Revista Aurora; v. 12 n. 1 (2019); 23-401982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/8882/5789Copyright (c) 2019 Revista Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Rodrigues2020-07-28T17:20:35Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8882Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2020-07-28T17:20:35Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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