Samba memory in Praça Eleven
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Aurora (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3396 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar a região que ficou conhecida como Praça Onze, na cidade do Rio de Janeiro, como local de memória da cultura negra e da resistência do samba. A região da Praça Onze se destacou como local de uma série de práticas e rituais por parte da população mais pobre, especialmente sua parcela negra, da qual muitos eram oriundos da Bahia e instalados na então capital da República. Dentre estas práticas, podemos destacar o samba, o qual vai buscar sua aceitação social através da negociação entre seus produtores e as elites sociais. É nesse movimento que o samba procura se ordenar, seus compositores se profissionalizarem e sua identificação com o carnaval se institucionalizar, garantindo seu espaço físico e social, representando a resistência do povo e a memória de suas práticas. |
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O presente artigo busca analisar a região que ficou conhecida como Praça Onze, na cidade do Rio de Janeiro, como local de memória da cultura negra e da resistência do samba. A região da Praça Onze se destacou como local de uma série de práticas e rituais por parte da população mais pobre, especialmente sua parcela negra, da qual muitos eram oriundos da Bahia e instalados na então capital da República. Dentre estas práticas, podemos destacar o samba, o qual vai buscar sua aceitação social através da negociação entre seus produtores e as elites sociais. É nesse movimento que o samba procura se ordenar, seus compositores se profissionalizarem e sua identificação com o carnaval se institucionalizar, garantindo seu espaço físico e social, representando a resistência do povo e a memória de suas práticas. |
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