A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, ÁUREA DE CARVALHO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Aurora (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1228
Resumo: Esta reflexão resulta de nossa pesquisa sobre a política de educação profissional de nível básico, modalidade não formal para trabalhadores pobres, financiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, no período de 2001 a 2005. Tem por objetivo analisar a empregabilidade enquanto estratégia do capital para a pulverização da classe trabalhadora, expressão do aprofundamento da polarização das qualificações, que impõe perfis de trabalhador que mudam, de acordo com as vicissitudes do mercado de trabalho. Aparentemente, existe uma contradição em que a noção de empregabilidade pode ser entendida como um instrumento de valorização dos conhecimentos do trabalhador, certificados no capitalismo, que sobrevive da elevação dos níveis de exploração. Interrogamo-nos se a empregabilidade é uma noção que contribui à valorização do trabalho ou um recurso de destituição do valor do trabalho e, consequentemente, de intensificação da exploração da mais-valia, e quais são as consequências da empregabilidade sobre o processo de pulverização da classe trabalhadora pelo capital. A hipótese é a de que a empregabilidade é uma noção construída na nova organização do trabalho toyotista, embora desde sempre o capital estabelece perfis de trabalhador a ser definidos como critério de recrutamento e seleção, e que tem servido a ratificar o argumento liberal da responsabilização do próprio trabalhador pelo desemprego, mas que, na verdade, se deve às oscilações do mercado.
id UNESP-32_d9804e9c2ff37530a37dcb4ae25d98c9
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1228
network_acronym_str UNESP-32
network_name_str Revista Aurora (Online)
repository_id_str
spelling A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORAEmpregabilidadeExclusãoTrabalho e EducaçãoEsta reflexão resulta de nossa pesquisa sobre a política de educação profissional de nível básico, modalidade não formal para trabalhadores pobres, financiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, no período de 2001 a 2005. Tem por objetivo analisar a empregabilidade enquanto estratégia do capital para a pulverização da classe trabalhadora, expressão do aprofundamento da polarização das qualificações, que impõe perfis de trabalhador que mudam, de acordo com as vicissitudes do mercado de trabalho. Aparentemente, existe uma contradição em que a noção de empregabilidade pode ser entendida como um instrumento de valorização dos conhecimentos do trabalhador, certificados no capitalismo, que sobrevive da elevação dos níveis de exploração. Interrogamo-nos se a empregabilidade é uma noção que contribui à valorização do trabalho ou um recurso de destituição do valor do trabalho e, consequentemente, de intensificação da exploração da mais-valia, e quais são as consequências da empregabilidade sobre o processo de pulverização da classe trabalhadora pelo capital. A hipótese é a de que a empregabilidade é uma noção construída na nova organização do trabalho toyotista, embora desde sempre o capital estabelece perfis de trabalhador a ser definidos como critério de recrutamento e seleção, e que tem servido a ratificar o argumento liberal da responsabilização do próprio trabalhador pelo desemprego, mas que, na verdade, se deve às oscilações do mercado.Faculdade de Filosofia e Ciências2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/122810.36311/1982-8004.2010.v3n2.1228Revista Aurora; Vol. 3 No. 2 (2010)Revista Aurora; Vol. 3 Núm. 2 (2010)Revista Aurora; v. 3 n. 2 (2010)1982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1228/1095Copyright (c) 2011 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, ÁUREA DE CARVALHO2021-12-15T19:03:11Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1228Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2021-12-15T19:03:11Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
title A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
spellingShingle A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
COSTA, ÁUREA DE CARVALHO
Empregabilidade
Exclusão
Trabalho e Educação
title_short A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
title_full A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
title_fullStr A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
title_full_unstemmed A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
title_sort A EMPREGABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DO CAPITAL PARA A PULVERIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA
author COSTA, ÁUREA DE CARVALHO
author_facet COSTA, ÁUREA DE CARVALHO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, ÁUREA DE CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Empregabilidade
Exclusão
Trabalho e Educação
topic Empregabilidade
Exclusão
Trabalho e Educação
description Esta reflexão resulta de nossa pesquisa sobre a política de educação profissional de nível básico, modalidade não formal para trabalhadores pobres, financiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, no período de 2001 a 2005. Tem por objetivo analisar a empregabilidade enquanto estratégia do capital para a pulverização da classe trabalhadora, expressão do aprofundamento da polarização das qualificações, que impõe perfis de trabalhador que mudam, de acordo com as vicissitudes do mercado de trabalho. Aparentemente, existe uma contradição em que a noção de empregabilidade pode ser entendida como um instrumento de valorização dos conhecimentos do trabalhador, certificados no capitalismo, que sobrevive da elevação dos níveis de exploração. Interrogamo-nos se a empregabilidade é uma noção que contribui à valorização do trabalho ou um recurso de destituição do valor do trabalho e, consequentemente, de intensificação da exploração da mais-valia, e quais são as consequências da empregabilidade sobre o processo de pulverização da classe trabalhadora pelo capital. A hipótese é a de que a empregabilidade é uma noção construída na nova organização do trabalho toyotista, embora desde sempre o capital estabelece perfis de trabalhador a ser definidos como critério de recrutamento e seleção, e que tem servido a ratificar o argumento liberal da responsabilização do próprio trabalhador pelo desemprego, mas que, na verdade, se deve às oscilações do mercado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1228
10.36311/1982-8004.2010.v3n2.1228
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1228
identifier_str_mv 10.36311/1982-8004.2010.v3n2.1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1228/1095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aurora; Vol. 3 No. 2 (2010)
Revista Aurora; Vol. 3 Núm. 2 (2010)
Revista Aurora; v. 3 n. 2 (2010)
1982-8004
2177-0484
reponame:Revista Aurora (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Aurora (Online)
collection Revista Aurora (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv aurora.revista@gmail.com||
_version_ 1797053559086252032