Controle de fatores sociais sobre usos de segmentações não-convencionais em textos de alunos do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Manoel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Mariana Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/328
Resumo: Neste trabalho, correlacionamos segmentações não-convencionais – hipossegmentação e hipersegmentação – com fatores sociais, tais quais sexo, ano escolar e zona de residência, por meio de textos escritos por alunos dos 6º e 7º anos do Fundamental II. Embasamo-nos na Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2006; 2008), na qual há relação entre língua e sociedade, e como método o descritivo/inferencial, a partir do qual observamos se há associação entre as realizações das segmentações não-convencionais com os fatores sociais. Nos resultados, predomina a hipossegmentação (60% n= 18). Os fatores sociais não apresentam associação com a distribuição dos dados, sugerindo que o fenômeno está associado a fatores linguísticos.
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