Controle de fatores sociais sobre usos de segmentações não-convencionais em textos de alunos do Ensino Fundamental II
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/328 |
Resumo: | Neste trabalho, correlacionamos segmentações não-convencionais – hipossegmentação e hipersegmentação – com fatores sociais, tais quais sexo, ano escolar e zona de residência, por meio de textos escritos por alunos dos 6º e 7º anos do Fundamental II. Embasamo-nos na Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2006; 2008), na qual há relação entre língua e sociedade, e como método o descritivo/inferencial, a partir do qual observamos se há associação entre as realizações das segmentações não-convencionais com os fatores sociais. Nos resultados, predomina a hipossegmentação (60% n= 18). Os fatores sociais não apresentam associação com a distribuição dos dados, sugerindo que o fenômeno está associado a fatores linguísticos. |
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Controle de fatores sociais sobre usos de segmentações não-convencionais em textos de alunos do Ensino Fundamental IINeste trabalho, correlacionamos segmentações não-convencionais – hipossegmentação e hipersegmentação – com fatores sociais, tais quais sexo, ano escolar e zona de residência, por meio de textos escritos por alunos dos 6º e 7º anos do Fundamental II. Embasamo-nos na Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2006; 2008), na qual há relação entre língua e sociedade, e como método o descritivo/inferencial, a partir do qual observamos se há associação entre as realizações das segmentações não-convencionais com os fatores sociais. Nos resultados, predomina a hipossegmentação (60% n= 18). Os fatores sociais não apresentam associação com a distribuição dos dados, sugerindo que o fenômeno está associado a fatores linguísticos.In this paper, we correlate non-conventional segmentations - hyposegmentation and hypersegmentation - with social factors, such as sex/gender, grade level and area of residence, in texts written by elementary school students. We are based on Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2006; 2008), in which there is a correlation between language and society, and as a descriptive/inferential method, in which we infer whether there is an association between the achievements of non-conventional segmentations with social factors. In the results, hyposegmentation predominates (60% n = 18). Social factors are not associated with data distribution, suggesting that the phenomenon is associated with linguistic factors instead.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/328Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 1 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 198-2122525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/328/491http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/328/492Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, ManoelSilva, Mariana Lima2021-03-15T23:56:26Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/328Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-03-15T23:56:26Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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