Glaxo, de Hernán Ronsino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399 |
Resumo: | O objeto desta resenha é a obra Glaxo (2017), de Hernán Ronsino. O objetivo é verificar como, visando efeitos estéticos, o escritor argentino utiliza linguagem dotada de períodos breves e cirúrgicos na composição de uma novela narrada por quatro personagens, indivíduos que tiverem suas vidas afetadas por uma história de traição e que as relatam de maneiras diferentes. Para que tal desígnio seja cumprido, o percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios sobre aspectos estruturais das narrativas. Assim, tomamos como apoio textos de autores como Paulo Rónai (2009), Antonio Candido (2017), Gérard Genette ([197-]) e Ricardo Piglia (2004). Ao final, espera-se demonstrar como a sintaxe redonda e carregada de lacunas de Ronsino interage de maneira orgânica com uma brutalidade reprimida que explode em poucos e marcantes momentos. |
id |
UNESP-33_a2429d4091ad29fcbb5e5710ab7390f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/399 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
Glaxo, de Hernán RonsinoO objeto desta resenha é a obra Glaxo (2017), de Hernán Ronsino. O objetivo é verificar como, visando efeitos estéticos, o escritor argentino utiliza linguagem dotada de períodos breves e cirúrgicos na composição de uma novela narrada por quatro personagens, indivíduos que tiverem suas vidas afetadas por uma história de traição e que as relatam de maneiras diferentes. Para que tal desígnio seja cumprido, o percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios sobre aspectos estruturais das narrativas. Assim, tomamos como apoio textos de autores como Paulo Rónai (2009), Antonio Candido (2017), Gérard Genette ([197-]) e Ricardo Piglia (2004). Ao final, espera-se demonstrar como a sintaxe redonda e carregada de lacunas de Ronsino interage de maneira orgânica com uma brutalidade reprimida que explode em poucos e marcantes momentos.The object of this review is the work Glaxo (2017), by Hernán Ronsino. The aim is to verify how, aiming at aesthetic effects, the Argentine writer uses language endowed with brief and surgical periods in the composition of a novel narrated by four characters, individuals who have their lives affected by a history of betrayal and who report them in different ways. For that purpose to be fulfilled, the methodological path uses the selective appropriation of essays on structural aspects of the narratives. Thus, we take as a support texts from authors such as Paulo Rónai (2009), Antonio Candido (2017), Gérard Genette ([197-]) and Ricardo Piglia (2004). In the end, we hope to demonstrate how Ronsino's round, gap-filled syntax interacts organically with a repressed brutality that explodes in a few striking moments.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 71-762525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399/510http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399/511Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Murilo Eduardo2021-12-31T23:19:27Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/399Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-12-31T23:19:27Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
title |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
spellingShingle |
Glaxo, de Hernán Ronsino dos Reis, Murilo Eduardo |
title_short |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
title_full |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
title_fullStr |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
title_full_unstemmed |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
title_sort |
Glaxo, de Hernán Ronsino |
author |
dos Reis, Murilo Eduardo |
author_facet |
dos Reis, Murilo Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Murilo Eduardo |
description |
O objeto desta resenha é a obra Glaxo (2017), de Hernán Ronsino. O objetivo é verificar como, visando efeitos estéticos, o escritor argentino utiliza linguagem dotada de períodos breves e cirúrgicos na composição de uma novela narrada por quatro personagens, indivíduos que tiverem suas vidas afetadas por uma história de traição e que as relatam de maneiras diferentes. Para que tal desígnio seja cumprido, o percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios sobre aspectos estruturais das narrativas. Assim, tomamos como apoio textos de autores como Paulo Rónai (2009), Antonio Candido (2017), Gérard Genette ([197-]) e Ricardo Piglia (2004). Ao final, espera-se demonstrar como a sintaxe redonda e carregada de lacunas de Ronsino interage de maneira orgânica com uma brutalidade reprimida que explode em poucos e marcantes momentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399/510 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/399/511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 71-76 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751996542976 |