A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Rafaelly Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Santana, Wilder Kleber Fernandes, da Silva, Eduardo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332
Resumo: Esta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso.
id UNESP-33_d39063f5437f776b38f3f38954ff989c
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/332
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivosEsta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 29-422525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/512http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/513Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Rafaelly Ferreirade Santana, Wilder Kleber Fernandesda Silva, Eduardo Dias2021-12-31T23:19:27Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/332Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-12-31T23:19:27Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
title A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
spellingShingle A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
Bezerra, Rafaelly Ferreira
title_short A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
title_full A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
title_fullStr A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
title_full_unstemmed A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
title_sort A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
author Bezerra, Rafaelly Ferreira
author_facet Bezerra, Rafaelly Ferreira
de Santana, Wilder Kleber Fernandes
da Silva, Eduardo Dias
author_role author
author2 de Santana, Wilder Kleber Fernandes
da Silva, Eduardo Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Rafaelly Ferreira
de Santana, Wilder Kleber Fernandes
da Silva, Eduardo Dias
description Esta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/512
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 29-42
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102751972425728