A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332 |
Resumo: | Esta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso. |
id |
UNESP-33_d39063f5437f776b38f3f38954ff989c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/332 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivosEsta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 29-422525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/512http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/513Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Rafaelly Ferreirade Santana, Wilder Kleber Fernandesda Silva, Eduardo Dias2021-12-31T23:19:27Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/332Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-12-31T23:19:27Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
title |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
spellingShingle |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos Bezerra, Rafaelly Ferreira |
title_short |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
title_full |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
title_fullStr |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
title_full_unstemmed |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
title_sort |
A criança com autismo na visão de uma equipe escolar: estudos linguístico-discursivos |
author |
Bezerra, Rafaelly Ferreira |
author_facet |
Bezerra, Rafaelly Ferreira de Santana, Wilder Kleber Fernandes da Silva, Eduardo Dias |
author_role |
author |
author2 |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes da Silva, Eduardo Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Rafaelly Ferreira de Santana, Wilder Kleber Fernandes da Silva, Eduardo Dias |
description |
Esta pesquisa delimitou como objetivo realizar um estudo linguístico-discursivo sobre o Autismo, no que tange a processos de ensino e aprendizagem da criança. Para subsidiar nossa pesquisa, ancoramo-nos em concepções psicopedagógicas (CUNHA, 2010; OLIVIER, 2011; GOMEZ, 2014) e discursivas (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2006), dentre outros. Na pesquisa de campo foi aplicado questionário semi-estruturado aos profissionais em uma escola da rede privada do município de Aliança - PE, que contém criança com Autismo em sua Instituição. Quanto à estruturação, o presente manuscrito está dividido em 3 seções. Após a Introdução, segue a seção 2), intitulada Processos de ensino e aprendizagem do aluno com autista em aula de aula: estudos linguísticos, na qual se discute teoricamente sobre o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seção 3) Análise linguístico-discursiva da compreensão de Autismo por gestora, coordenador e professora circunscreve a análise dos dados, cujos fundamentos para constatação da compreensão discursiva se efetivam sob os óculos da Análise Dialógica do Discurso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/512 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/332/513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 29-42 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751972425728 |