DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197 |
Resumo: | O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação. |
id |
UNESP-33_f41b184485a6c3cf66f06230492977de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/197 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOSFROM THE (IM)POSSIBLE MASTERY IN (HYPER)MODERN TIMES O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação. The present text aims to discuss relations between psychoanalysis and education. Thinking the transference relation and the presence of the unconscious as guiding arguments will be covered some psychoanalytic considerations about education and the teaching of language in hypermodern times. The method starts from the bibliographical survey and the use of the interpretation without aiming at the exhaustion of the themes. It is concluded that the subject is an effect of language and psychoanalysis has been used at the expense of its marginalization due to the fact of problematizing the pretension of an educational ideal and to move to a discussion about the conditions of possibility of any education. Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 73 - 822525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/259http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/260http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/261http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/262Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Édeson LuísLopes, Lucas Rodrigues2019-07-12T03:10:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/197Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-12T03:10:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS FROM THE (IM)POSSIBLE MASTERY IN (HYPER)MODERN TIMES |
title |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
spellingShingle |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS Silveira, Édeson Luís |
title_short |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
title_full |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
title_fullStr |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
title_full_unstemmed |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
title_sort |
DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS |
author |
Silveira, Édeson Luís |
author_facet |
Silveira, Édeson Luís Lopes, Lucas Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Lucas Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Édeson Luís Lopes, Lucas Rodrigues |
description |
O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/259 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/260 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/261 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 73 - 82 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751497420800 |