DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Édeson Luís
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Lucas Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197
Resumo: O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação.
id UNESP-33_f41b184485a6c3cf66f06230492977de
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/197
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOSFROM THE (IM)POSSIBLE MASTERY IN (HYPER)MODERN TIMES O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação. The present text aims to discuss relations between psychoanalysis and education. Thinking the transference relation and the presence of the unconscious as guiding arguments will be covered some psychoanalytic considerations about education and the teaching of language in hypermodern times. The method starts from the bibliographical survey and the use of the interpretation without aiming at the exhaustion of the themes. It is concluded that the subject is an effect of language and psychoanalysis has been used at the expense of its marginalization due to the fact of problematizing the pretension of an educational ideal and to move to a discussion about the conditions of possibility of any education. Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 73 - 822525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/259http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/260http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/261http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/262Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Édeson LuísLopes, Lucas Rodrigues2019-07-12T03:10:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/197Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-12T03:10:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
FROM THE (IM)POSSIBLE MASTERY IN (HYPER)MODERN TIMES
title DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
spellingShingle DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
Silveira, Édeson Luís
title_short DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
title_full DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
title_fullStr DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
title_full_unstemmed DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
title_sort DA (IM)POSSÍVEL M(A)ESTRIA EM TEMPOS (HIPER)MODERNOS
author Silveira, Édeson Luís
author_facet Silveira, Édeson Luís
Lopes, Lucas Rodrigues
author_role author
author2 Lopes, Lucas Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Édeson Luís
Lopes, Lucas Rodrigues
description O presente texto visa discutir relações entre psicanálise e educação. Pensando a relação transferencial e a presença do inconsciente como argumentos norteadores serão percorridas algumas ponderações psicanalíticas acerca da educação e o ensino da linguagem em tempos hipermodernos. O método parte do levantamento bibliográfico e do uso da interpretação sem visar à exaustão dos temas. Conclui-se que o sujeito é efeito da linguagem e a psicanálise tem sido utilizada à custa de sua marginalização devido ao fato de problematizar a pretensão de um ideal educativo e deslocar para uma discussão sobre as condições de possibilidade de qualquer educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/259
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/260
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/261
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/197/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 73 - 82
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102751497420800