Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274
Resumo: Aproximar, comparar ou rejeitar, rechaçar? Acreditamos que os estudos de Epistemologia Genética poderão beneficiar-se dos achados das neurociências – neuroci-entistas fazem o mesmo com a Epistemologia Genética. Se a Psicologia Genética nos diz o que os sujeitos humanos, por mérito dos cérebros de seus organismos, são capazes de fazer, as neurociências nos dizem como o cérebro produz emoções, mente e consciência e expressa comportamentos. O que acontece no sistema nervoso, no cérebro, quando o organismo age sobre o meio, resultando essas ações ou esses comportamentos em adap-tação biológica, afetiva e cognitiva, em homeostase? Os benefícios de se conhecer esses processos não são pequenos, especial-mente para o processo educacional, especificamente o de aprendizagem – tão necessário para compreender as possibilidades e dificuldades da aprendizagem escolar, em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é fazer algumas aproximações entre o epistemólogo genético Jean Piaget e o neurocientista António Damásio, centrando-nos principalmente nas obras A tomada de consciência, do primeiro (1974) e O mistério da consciência (1999/2000) e E o cérebro criou o homem (2009/2011), do segundo. Esta busca situa-se no âmbito da pre-ocupação nossa, de educadores, visando compreender melhor o destinatário do ensino escolar em particular e da educação em geral.
id UNESP-35_0339090ec43cbad0440828a25d8f6b9b
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4274
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximaçãoPiaget; Antonio Damásio; aproximaçõesAproximar, comparar ou rejeitar, rechaçar? Acreditamos que os estudos de Epistemologia Genética poderão beneficiar-se dos achados das neurociências – neuroci-entistas fazem o mesmo com a Epistemologia Genética. Se a Psicologia Genética nos diz o que os sujeitos humanos, por mérito dos cérebros de seus organismos, são capazes de fazer, as neurociências nos dizem como o cérebro produz emoções, mente e consciência e expressa comportamentos. O que acontece no sistema nervoso, no cérebro, quando o organismo age sobre o meio, resultando essas ações ou esses comportamentos em adap-tação biológica, afetiva e cognitiva, em homeostase? Os benefícios de se conhecer esses processos não são pequenos, especial-mente para o processo educacional, especificamente o de aprendizagem – tão necessário para compreender as possibilidades e dificuldades da aprendizagem escolar, em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é fazer algumas aproximações entre o epistemólogo genético Jean Piaget e o neurocientista António Damásio, centrando-nos principalmente nas obras A tomada de consciência, do primeiro (1974) e O mistério da consciência (1999/2000) e E o cérebro criou o homem (2009/2011), do segundo. Esta busca situa-se no âmbito da pre-ocupação nossa, de educadores, visando compreender melhor o destinatário do ensino escolar em particular e da educação em geral.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/427410.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 (2014): Edição Especial; 62-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 62-79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 62-791984-165510.5555/repeg.v6i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274/3103Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Fernando2022-02-07T18:44:45Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4274Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:44:45Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
title Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
spellingShingle Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
Becker, Fernando
Piaget; Antonio Damásio; aproximações
title_short Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
title_full Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
title_fullStr Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
title_full_unstemmed Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
title_sort Jean Piaget e António Damásio:: Ensaio de aproximação
author Becker, Fernando
author_facet Becker, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget; Antonio Damásio; aproximações
topic Piaget; Antonio Damásio; aproximações
description Aproximar, comparar ou rejeitar, rechaçar? Acreditamos que os estudos de Epistemologia Genética poderão beneficiar-se dos achados das neurociências – neuroci-entistas fazem o mesmo com a Epistemologia Genética. Se a Psicologia Genética nos diz o que os sujeitos humanos, por mérito dos cérebros de seus organismos, são capazes de fazer, as neurociências nos dizem como o cérebro produz emoções, mente e consciência e expressa comportamentos. O que acontece no sistema nervoso, no cérebro, quando o organismo age sobre o meio, resultando essas ações ou esses comportamentos em adap-tação biológica, afetiva e cognitiva, em homeostase? Os benefícios de se conhecer esses processos não são pequenos, especial-mente para o processo educacional, especificamente o de aprendizagem – tão necessário para compreender as possibilidades e dificuldades da aprendizagem escolar, em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é fazer algumas aproximações entre o epistemólogo genético Jean Piaget e o neurocientista António Damásio, centrando-nos principalmente nas obras A tomada de consciência, do primeiro (1974) e O mistério da consciência (1999/2000) e E o cérebro criou o homem (2009/2011), do segundo. Esta busca situa-se no âmbito da pre-ocupação nossa, de educadores, visando compreender melhor o destinatário do ensino escolar em particular e da educação em geral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274
10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274/3103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 (2014): Edição Especial; 62-79
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 62-79
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 62-79
1984-1655
10.5555/repeg.v6i0
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037889732608