O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasso, Bruna
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morais, Alessandra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3571
Resumo: Este texto trata-se de um recorte de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, o qual procura, além de compreender os aspectos do fenômeno do egocentrismo descrito por Piaget mediante uma pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo que foi realizado com professoras da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também delinear as suas representações a esse respeito e sua proximidade com a teoria em questão. Para tanto, a trajetória percorrida consiste em explanar sobre aspectos da crítica de Vigotski à Piaget, com relação ao pensamento egocêntrico; posteriormente, como Piaget respondeu às críticas de Vigotski, e sobre o pensamento egocêntrico em sua perspectiva. Por fim, busca-se delinear as representações de quinze educadoras a respeito do fenômeno do egocentrismo na criança e suas relações com a teoria de Piaget. Pôde-se, desta forma, no que diz respeito à pesquisa bibliográfica, aduzir a importância de se reconhecer e entender o egocentrismo segundo o referido autor, pois se trata um fenômeno intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança e que pode nos possibilitar o seu entendimento. Quanto às representações das professoras, aproximaram-se mais, subjetivamente, do senso comum do que do conceito encontrado na teoria psicológica enfocada. Destarte, este estudo possibilita compreender os limites e alcances dos cursos de formação de professores, no que diz respeito à dimensão em foco.
id UNESP-35_035672f3b07d71dddcad312ce042510e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3571
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de ProfessorasDesenvolvimento infantil, Egocentrismo, Representações de professoras.Este texto trata-se de um recorte de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, o qual procura, além de compreender os aspectos do fenômeno do egocentrismo descrito por Piaget mediante uma pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo que foi realizado com professoras da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também delinear as suas representações a esse respeito e sua proximidade com a teoria em questão. Para tanto, a trajetória percorrida consiste em explanar sobre aspectos da crítica de Vigotski à Piaget, com relação ao pensamento egocêntrico; posteriormente, como Piaget respondeu às críticas de Vigotski, e sobre o pensamento egocêntrico em sua perspectiva. Por fim, busca-se delinear as representações de quinze educadoras a respeito do fenômeno do egocentrismo na criança e suas relações com a teoria de Piaget. Pôde-se, desta forma, no que diz respeito à pesquisa bibliográfica, aduzir a importância de se reconhecer e entender o egocentrismo segundo o referido autor, pois se trata um fenômeno intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança e que pode nos possibilitar o seu entendimento. Quanto às representações das professoras, aproximaram-se mais, subjetivamente, do senso comum do que do conceito encontrado na teoria psicológica enfocada. Destarte, este estudo possibilita compreender os limites e alcances dos cursos de formação de professores, no que diz respeito à dimensão em foco.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/357110.36311/1984-1655.2013.v5n2.p24-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 24-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 24-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 24-511984-165510.5555/repeg.v5i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3571/2760Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSasso, BrunaMorais, Alessandra de2022-02-07T17:12:21Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3571Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:12:21Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
title O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
spellingShingle O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
Sasso, Bruna
Desenvolvimento infantil, Egocentrismo, Representações de professoras.
title_short O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
title_full O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
title_fullStr O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
title_full_unstemmed O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
title_sort O Egocentrismo Infantil na Perspectiva de Piaget e Representações de Professoras
author Sasso, Bruna
author_facet Sasso, Bruna
Morais, Alessandra de
author_role author
author2 Morais, Alessandra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasso, Bruna
Morais, Alessandra de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil, Egocentrismo, Representações de professoras.
topic Desenvolvimento infantil, Egocentrismo, Representações de professoras.
description Este texto trata-se de um recorte de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, o qual procura, além de compreender os aspectos do fenômeno do egocentrismo descrito por Piaget mediante uma pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo que foi realizado com professoras da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, também delinear as suas representações a esse respeito e sua proximidade com a teoria em questão. Para tanto, a trajetória percorrida consiste em explanar sobre aspectos da crítica de Vigotski à Piaget, com relação ao pensamento egocêntrico; posteriormente, como Piaget respondeu às críticas de Vigotski, e sobre o pensamento egocêntrico em sua perspectiva. Por fim, busca-se delinear as representações de quinze educadoras a respeito do fenômeno do egocentrismo na criança e suas relações com a teoria de Piaget. Pôde-se, desta forma, no que diz respeito à pesquisa bibliográfica, aduzir a importância de se reconhecer e entender o egocentrismo segundo o referido autor, pois se trata um fenômeno intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da criança e que pode nos possibilitar o seu entendimento. Quanto às representações das professoras, aproximaram-se mais, subjetivamente, do senso comum do que do conceito encontrado na teoria psicológica enfocada. Destarte, este estudo possibilita compreender os limites e alcances dos cursos de formação de professores, no que diz respeito à dimensão em foco.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3571
10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p24-51
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3571
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p24-51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3571/2760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 24-51
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 24-51
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 24-51
1984-1655
10.5555/repeg.v5i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037856178176