A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12173 |
Resumo: | Partimos do pressuposto que as noções de espaço, tempo e de causalidade analisadas a partir do ludodiagnóstico, segundo a teoria de Jean Piaget, contribuem como indicadores para a investigação clínica da possibilidade de elaboração afetiva diante de situações traumáticas. Para tal, foram analisados 25 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 5 a 12 anos, de ambos os sexos, na situação de hospitalização e em um centro de atenção básica da Cidade de São Paulo. As crianças do hospital estavam em média de 15 a 20 dias hospitalizadas em função de cirurgia de cardiopatia e as do centro de atendimento básico eram crianças abrigadas, com histórico de violência doméstica e que compareceram para acompanhamento clínico de rotina com a pediatra e a psicóloga, ou seja, para um serviço de atendimento compartilhado. As crianças foram observadas no contexto livre lúdico através de materiais, conforme previsto pela técnica ludodiagnóstica. As análises dos registros lúdicos ofereceram os seguintes resultados: 1. Verificamos a possibilidade da identificação das noções espaço, temporais e causais. 2. Oferece aos profissionais instrumentos para avaliação diagnóstica, confirmando ou não certas prescrições terapêuticas, como por exemplo, a psicoterapia infantil. 3. Possibilita analisar como se encontra a representação das vivencias infantis permitindo verificar como se encontra o processo de elaboração afetiva de situações traumáticas, logo, o estabelecimento de critérios para a intervenção clínica. Concluímos que o ludodiagnóstico, oferece ao terapeuta condições de investigar as relações afeto-cognição da criança fornecendo elementos de encaminhamento e de aderência terapêutica. |
id |
UNESP-35_10ae65787ebf452ae415119662e3997b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12173 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTILElaboração AfetivaIndicadores CognitivosClínica InfantilPartimos do pressuposto que as noções de espaço, tempo e de causalidade analisadas a partir do ludodiagnóstico, segundo a teoria de Jean Piaget, contribuem como indicadores para a investigação clínica da possibilidade de elaboração afetiva diante de situações traumáticas. Para tal, foram analisados 25 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 5 a 12 anos, de ambos os sexos, na situação de hospitalização e em um centro de atenção básica da Cidade de São Paulo. As crianças do hospital estavam em média de 15 a 20 dias hospitalizadas em função de cirurgia de cardiopatia e as do centro de atendimento básico eram crianças abrigadas, com histórico de violência doméstica e que compareceram para acompanhamento clínico de rotina com a pediatra e a psicóloga, ou seja, para um serviço de atendimento compartilhado. As crianças foram observadas no contexto livre lúdico através de materiais, conforme previsto pela técnica ludodiagnóstica. As análises dos registros lúdicos ofereceram os seguintes resultados: 1. Verificamos a possibilidade da identificação das noções espaço, temporais e causais. 2. Oferece aos profissionais instrumentos para avaliação diagnóstica, confirmando ou não certas prescrições terapêuticas, como por exemplo, a psicoterapia infantil. 3. Possibilita analisar como se encontra a representação das vivencias infantis permitindo verificar como se encontra o processo de elaboração afetiva de situações traumáticas, logo, o estabelecimento de critérios para a intervenção clínica. Concluímos que o ludodiagnóstico, oferece ao terapeuta condições de investigar as relações afeto-cognição da criança fornecendo elementos de encaminhamento e de aderência terapêutica.Faculdade de Filosofia e Ciências2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1217310.36311/1984-1655.2021.v13n1.p176-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 1 (2021); 176-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 1 (2021); 176-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 1 (2021); 176-2081984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12173/7439Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessAffonso, Rosa Maria Lopes2022-01-27T18:09:38Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12173Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-27T18:09:38Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
title |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
spellingShingle |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL Affonso, Rosa Maria Lopes Elaboração Afetiva Indicadores Cognitivos Clínica Infantil |
title_short |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
title_full |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
title_fullStr |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
title_sort |
A ELABORAÇÃO AFETIVA DA CRIANÇA: INDICADORES COGNITIVOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA CLÍNICA INFANTIL |
author |
Affonso, Rosa Maria Lopes |
author_facet |
Affonso, Rosa Maria Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Affonso, Rosa Maria Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elaboração Afetiva Indicadores Cognitivos Clínica Infantil |
topic |
Elaboração Afetiva Indicadores Cognitivos Clínica Infantil |
description |
Partimos do pressuposto que as noções de espaço, tempo e de causalidade analisadas a partir do ludodiagnóstico, segundo a teoria de Jean Piaget, contribuem como indicadores para a investigação clínica da possibilidade de elaboração afetiva diante de situações traumáticas. Para tal, foram analisados 25 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 5 a 12 anos, de ambos os sexos, na situação de hospitalização e em um centro de atenção básica da Cidade de São Paulo. As crianças do hospital estavam em média de 15 a 20 dias hospitalizadas em função de cirurgia de cardiopatia e as do centro de atendimento básico eram crianças abrigadas, com histórico de violência doméstica e que compareceram para acompanhamento clínico de rotina com a pediatra e a psicóloga, ou seja, para um serviço de atendimento compartilhado. As crianças foram observadas no contexto livre lúdico através de materiais, conforme previsto pela técnica ludodiagnóstica. As análises dos registros lúdicos ofereceram os seguintes resultados: 1. Verificamos a possibilidade da identificação das noções espaço, temporais e causais. 2. Oferece aos profissionais instrumentos para avaliação diagnóstica, confirmando ou não certas prescrições terapêuticas, como por exemplo, a psicoterapia infantil. 3. Possibilita analisar como se encontra a representação das vivencias infantis permitindo verificar como se encontra o processo de elaboração afetiva de situações traumáticas, logo, o estabelecimento de critérios para a intervenção clínica. Concluímos que o ludodiagnóstico, oferece ao terapeuta condições de investigar as relações afeto-cognição da criança fornecendo elementos de encaminhamento e de aderência terapêutica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12173 10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p176-208 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12173 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p176-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12173/7439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 1 (2021); 176-208 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 1 (2021); 176-208 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 1 (2021); 176-208 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038647853056 |