A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAZZINI, Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BASTOS, Clarisse Zan de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247
Resumo: O presente estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar a importância do ambiente escolar como um lugar onde podem e devem ser desenvolvidas atividades que promovam a construção de valores morais e virtudes, relacionando tais propostas com pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O decurso realizado foi o de, primeiramente, abordar o meio, neste caso, a escola, e sua contextualização com experiências de problematização moral. Na sequência, foram descritas considerações sobre a importância da construção de relações de cooperação, partindo principalmente do diálogo, como prática procedimental para discussão de situações reais que possibilitem a construção de valores morais na escola. Por fim, foi feita uma caracterização teórica a respeito de atividades possíveis de serem desenvolvidas na ação escolar diária, por meio de métodos ativos, que favoreçam à construção de práticas morais.
id UNESP-35_201d35f2c019cded5410e91cabf51a31
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6247
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDEAmbiente Escolar; Psicologia Genética; Práticas Morais.O presente estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar a importância do ambiente escolar como um lugar onde podem e devem ser desenvolvidas atividades que promovam a construção de valores morais e virtudes, relacionando tais propostas com pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O decurso realizado foi o de, primeiramente, abordar o meio, neste caso, a escola, e sua contextualização com experiências de problematização moral. Na sequência, foram descritas considerações sobre a importância da construção de relações de cooperação, partindo principalmente do diálogo, como prática procedimental para discussão de situações reais que possibilitem a construção de valores morais na escola. Por fim, foi feita uma caracterização teórica a respeito de atividades possíveis de serem desenvolvidas na ação escolar diária, por meio de métodos ativos, que favoreçam à construção de práticas morais.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/624710.36311/1984-1655.2016.v8n1.04.p66Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 1 (2016); 66-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 1 (2016); 66-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 66-971984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247/4119MAZZINI, Priscila FerreiraBASTOS, Clarisse Zan de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:58Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6247Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:58Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
title A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
MAZZINI, Priscila Ferreira
Ambiente Escolar; Psicologia Genética; Práticas Morais.
title_short A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
title_full A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
title_sort A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
author MAZZINI, Priscila Ferreira
author_facet MAZZINI, Priscila Ferreira
BASTOS, Clarisse Zan de Assis
author_role author
author2 BASTOS, Clarisse Zan de Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAZZINI, Priscila Ferreira
BASTOS, Clarisse Zan de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente Escolar; Psicologia Genética; Práticas Morais.
topic Ambiente Escolar; Psicologia Genética; Práticas Morais.
description O presente estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar a importância do ambiente escolar como um lugar onde podem e devem ser desenvolvidas atividades que promovam a construção de valores morais e virtudes, relacionando tais propostas com pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O decurso realizado foi o de, primeiramente, abordar o meio, neste caso, a escola, e sua contextualização com experiências de problematização moral. Na sequência, foram descritas considerações sobre a importância da construção de relações de cooperação, partindo principalmente do diálogo, como prática procedimental para discussão de situações reais que possibilitem a construção de valores morais na escola. Por fim, foi feita uma caracterização teórica a respeito de atividades possíveis de serem desenvolvidas na ação escolar diária, por meio de métodos ativos, que favoreçam à construção de práticas morais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247
10.36311/1984-1655.2016.v8n1.04.p66
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2016.v8n1.04.p66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247/4119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 1 (2016); 66-97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 1 (2016); 66-97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 66-97
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038234714112