A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247 |
Resumo: | O presente estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar a importância do ambiente escolar como um lugar onde podem e devem ser desenvolvidas atividades que promovam a construção de valores morais e virtudes, relacionando tais propostas com pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O decurso realizado foi o de, primeiramente, abordar o meio, neste caso, a escola, e sua contextualização com experiências de problematização moral. Na sequência, foram descritas considerações sobre a importância da construção de relações de cooperação, partindo principalmente do diálogo, como prática procedimental para discussão de situações reais que possibilitem a construção de valores morais na escola. Por fim, foi feita uma caracterização teórica a respeito de atividades possíveis de serem desenvolvidas na ação escolar diária, por meio de métodos ativos, que favoreçam à construção de práticas morais. |
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A CONSTRUÇÃO DOS VALORES MORAIS NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS DE VIRTUDEAmbiente Escolar; Psicologia Genética; Práticas Morais.O presente estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar a importância do ambiente escolar como um lugar onde podem e devem ser desenvolvidas atividades que promovam a construção de valores morais e virtudes, relacionando tais propostas com pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O decurso realizado foi o de, primeiramente, abordar o meio, neste caso, a escola, e sua contextualização com experiências de problematização moral. Na sequência, foram descritas considerações sobre a importância da construção de relações de cooperação, partindo principalmente do diálogo, como prática procedimental para discussão de situações reais que possibilitem a construção de valores morais na escola. Por fim, foi feita uma caracterização teórica a respeito de atividades possíveis de serem desenvolvidas na ação escolar diária, por meio de métodos ativos, que favoreçam à construção de práticas morais.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/624710.36311/1984-1655.2016.v8n1.04.p66Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 1 (2016); 66-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 1 (2016); 66-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 66-971984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6247/4119MAZZINI, Priscila FerreiraBASTOS, Clarisse Zan de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:58Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6247Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:58Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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