PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781 |
Resumo: | O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994). Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças. |
id |
UNESP-35_201f38e34a65f99346ecc148b788dc47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5781 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGETEnsino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994). Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578110.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 78-971984-165510.5555/repeg.v7i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781/3952PISKE, Fernanda Hellen RibeiroSTOLTZ, TaniaBAHIA, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:12Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5781Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:12Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
title |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação. |
title_short |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
title_full |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET |
author |
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro |
author_facet |
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro STOLTZ, Tania BAHIA, Sara |
author_role |
author |
author2 |
STOLTZ, Tania BAHIA, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro STOLTZ, Tania BAHIA, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação. |
topic |
Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação. |
description |
O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994). Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781 10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781/3952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 78-97 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 78-97 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 78-97 1984-1655 10.5555/repeg.v7i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038221082624 |