PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: STOLTZ, Tania, BAHIA, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781
Resumo: O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994).  Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.
id UNESP-35_201f38e34a65f99346ecc148b788dc47
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5781
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGETEnsino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994).  Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578110.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 78-97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 78-971984-165510.5555/repeg.v7i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781/3952PISKE, Fernanda Hellen RibeiroSTOLTZ, TaniaBAHIA, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:12Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5781Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:12Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
title PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
spellingShingle PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro
Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.
title_short PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
title_full PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
title_fullStr PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
title_sort PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET
author PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro
author_facet PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro
STOLTZ, Tania
BAHIA, Sara
author_role author
author2 STOLTZ, Tania
BAHIA, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro
STOLTZ, Tania
BAHIA, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.
topic Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.
description O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994).  Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781
10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5781/3952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 78-97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 78-97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 78-97
1984-1655
10.5555/repeg.v7i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038221082624