OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calsa, Geiva Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Mariana Costa do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10749
Resumo: O objetivo de nossa pesquisa foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional sobre o desenvolvimento da formação de possíveis e do necessário entre idosos. Participaram da pesquisa sete alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante e com base no método clínico. Realizamos o processo de intervenção construtivista com os jogos Cara a Cara, Katamino e Eu sou...? e três atividades em grupo, denominadas atividades-desafio também envolvendo a formação de possíveis e de necessários. As sessões de intervenção pedagógica foram realizadas em duplas e grupos intergeracionais em um total de quatorze sessões em grupos nas dependências da UNATI/UEM. Para a análise dos dados produzidos pelos participantes da pesquisa quanto ao desenvolvimento do processo de formação de possíveis e do necessário, valemo-nos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e seus colaboradores. A partir desses dados, constamos que os idosos-participantes se movimentaram em direção a níveis mais complexos de construção de possíveis e do necessário, manifestando atualização desses esquemas procedimentais. Concluímos, também, que os resultados obtidos nessa pesquisa podem ser creditados às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os participantes.
id UNESP-35_2fe680e064bb3eeced6429c50f64e9e3
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10749
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOSEducaçãoIdosoIntergeracionalPossível e necessárioJogos de regrasO objetivo de nossa pesquisa foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional sobre o desenvolvimento da formação de possíveis e do necessário entre idosos. Participaram da pesquisa sete alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante e com base no método clínico. Realizamos o processo de intervenção construtivista com os jogos Cara a Cara, Katamino e Eu sou...? e três atividades em grupo, denominadas atividades-desafio também envolvendo a formação de possíveis e de necessários. As sessões de intervenção pedagógica foram realizadas em duplas e grupos intergeracionais em um total de quatorze sessões em grupos nas dependências da UNATI/UEM. Para a análise dos dados produzidos pelos participantes da pesquisa quanto ao desenvolvimento do processo de formação de possíveis e do necessário, valemo-nos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e seus colaboradores. A partir desses dados, constamos que os idosos-participantes se movimentaram em direção a níveis mais complexos de construção de possíveis e do necessário, manifestando atualização desses esquemas procedimentais. Concluímos, também, que os resultados obtidos nessa pesquisa podem ser creditados às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os participantes.Faculdade de Filosofia e Ciências2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1074910.36311/1984-1655.2020.v12n1.p73-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 1 (2020); 73-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 1 (2020); 73-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 73-1041984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10749/6683Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalsa, Geiva CarolinaNascimento, Mariana Costa do2022-01-31T17:49:21Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10749Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-31T17:49:21Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
title OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
spellingShingle OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
Calsa, Geiva Carolina
Educação
Idoso
Intergeracional
Possível e necessário
Jogos de regras
title_short OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
title_full OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
title_fullStr OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
title_full_unstemmed OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
title_sort OFICINA DE JOGOS, POSSÍVEL E NECESSÁRIO E IDOSOS
author Calsa, Geiva Carolina
author_facet Calsa, Geiva Carolina
Nascimento, Mariana Costa do
author_role author
author2 Nascimento, Mariana Costa do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calsa, Geiva Carolina
Nascimento, Mariana Costa do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Idoso
Intergeracional
Possível e necessário
Jogos de regras
topic Educação
Idoso
Intergeracional
Possível e necessário
Jogos de regras
description O objetivo de nossa pesquisa foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional sobre o desenvolvimento da formação de possíveis e do necessário entre idosos. Participaram da pesquisa sete alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante e com base no método clínico. Realizamos o processo de intervenção construtivista com os jogos Cara a Cara, Katamino e Eu sou...? e três atividades em grupo, denominadas atividades-desafio também envolvendo a formação de possíveis e de necessários. As sessões de intervenção pedagógica foram realizadas em duplas e grupos intergeracionais em um total de quatorze sessões em grupos nas dependências da UNATI/UEM. Para a análise dos dados produzidos pelos participantes da pesquisa quanto ao desenvolvimento do processo de formação de possíveis e do necessário, valemo-nos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e seus colaboradores. A partir desses dados, constamos que os idosos-participantes se movimentaram em direção a níveis mais complexos de construção de possíveis e do necessário, manifestando atualização desses esquemas procedimentais. Concluímos, também, que os resultados obtidos nessa pesquisa podem ser creditados às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10749
10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p73-104
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10749
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p73-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10749/6683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 1 (2020); 73-104
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 1 (2020); 73-104
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 73-104
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038610104320