A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A RESPEITO DA TRAPAÇA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6248 |
Resumo: | A trapaça é um comportamento transgressivo relativamente aceito na sociedade, às vezes, por ser considerado inofensivo, embora possa trazer muitos prejuízos as relações interpessoais. A pesquisa tem como objetivo investigar o julgamento feito por crianças e adolescentes em situações de trapaça próximas ao seu contexto de vida. Foram entrevistados 86 sujeitos, nas seguintes faixas etárias: 5/6 anos; 9/10 anos e 14/15 anos. Cada sujeito teve de responder a quatro situações elaboradas a partir do cotidiano dos participantes. Eles foram convidados a opinar e justificar a posição diante do comportamento dos sujeitos descrito nos dilemas. Os resultados foram analisados dentro de uma perspectiva do desenvolvimento moral demonstrando em linhas gerais o aparecimento de argumentos morais autônomos a partir de 9/10 anos na crítica ao comportamento de trapaça. Contudo, o fato de 15% dos adolescentes considerarem a trapaça em todas as situações como válida, com o argumento: “todo mundo faz” parece indicar um percentual significativo de adolescentes com uma avaliação inadequada das implicações sociais da trapaça. Os dados da pesquisa sugerem a necessidade de uma educação moral mais planejada com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de avaliação moral dos adolescentes. |
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A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A RESPEITO DA TRAPAÇATrapaça; Desenvolvimento Moral; Educação Moral.A trapaça é um comportamento transgressivo relativamente aceito na sociedade, às vezes, por ser considerado inofensivo, embora possa trazer muitos prejuízos as relações interpessoais. A pesquisa tem como objetivo investigar o julgamento feito por crianças e adolescentes em situações de trapaça próximas ao seu contexto de vida. Foram entrevistados 86 sujeitos, nas seguintes faixas etárias: 5/6 anos; 9/10 anos e 14/15 anos. Cada sujeito teve de responder a quatro situações elaboradas a partir do cotidiano dos participantes. Eles foram convidados a opinar e justificar a posição diante do comportamento dos sujeitos descrito nos dilemas. Os resultados foram analisados dentro de uma perspectiva do desenvolvimento moral demonstrando em linhas gerais o aparecimento de argumentos morais autônomos a partir de 9/10 anos na crítica ao comportamento de trapaça. Contudo, o fato de 15% dos adolescentes considerarem a trapaça em todas as situações como válida, com o argumento: “todo mundo faz” parece indicar um percentual significativo de adolescentes com uma avaliação inadequada das implicações sociais da trapaça. Os dados da pesquisa sugerem a necessidade de uma educação moral mais planejada com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de avaliação moral dos adolescentes.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/624810.36311/1984-1655.2016.v8n1.05.p98Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 1 (2016); 98-121Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 1 (2016); 98-121Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 98-1211984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6248/4120Schünemann, Haller E. S.Santos, Aparecida Imaculada da Conceição dosSilva, Gabriela Gomes daSantos, Jacqueline Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:56Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6248Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:56Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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