Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Sávio Silveira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza, Ronchi, Juliana Peterle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968
Resumo: Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais.
id UNESP-35_3cd407adddc10b08cf5758c6e3fc95e0
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1968
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e KantPiaget; Kant; aprendizagem; conhecimento.Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/196810.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)1984-165510.5555/repeg.v3i5reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968/1620Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Sávio Silveira deCanal, Cláudia Patrocínio PedrozaRonchi, Juliana Peterle2022-02-02T17:49:37Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1968Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:49:37Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
title Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
spellingShingle Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
Queiroz, Sávio Silveira de
Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento.
title_short Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
title_full Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
title_fullStr Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
title_full_unstemmed Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
title_sort Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
author Queiroz, Sávio Silveira de
author_facet Queiroz, Sávio Silveira de
Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza
Ronchi, Juliana Peterle
author_role author
author2 Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza
Ronchi, Juliana Peterle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Sávio Silveira de
Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza
Ronchi, Juliana Peterle
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento.
topic Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento.
description Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968
10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)
1984-1655
10.5555/repeg.v3i5
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037749223424