Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968 |
Resumo: | Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais. |
id |
UNESP-35_3cd407adddc10b08cf5758c6e3fc95e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1968 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e KantPiaget; Kant; aprendizagem; conhecimento.Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/196810.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)1984-165510.5555/repeg.v3i5reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968/1620Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Sávio Silveira deCanal, Cláudia Patrocínio PedrozaRonchi, Juliana Peterle2022-02-02T17:49:37Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1968Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:49:37Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
title |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
spellingShingle |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant Queiroz, Sávio Silveira de Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento. |
title_short |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
title_full |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
title_fullStr |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
title_full_unstemmed |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
title_sort |
Ensaio sobre os termos Aprendizagem e Conhecimento segundo considerações de Piaget e Kant |
author |
Queiroz, Sávio Silveira de |
author_facet |
Queiroz, Sávio Silveira de Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza Ronchi, Juliana Peterle |
author_role |
author |
author2 |
Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza Ronchi, Juliana Peterle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Sávio Silveira de Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza Ronchi, Juliana Peterle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento. |
topic |
Piaget; Kant; aprendizagem; conhecimento. |
description |
Nosso objetivo é trazer considerações e rever as implicações da utilização dos termos Aprendizagem e Conhecimento em Psicologia e Epistemologia Genética, segundo a obra de Piaget, utilizando Kant como interlocutor, uma vez que a obra piagetiana traz marcadamente influências desse autor. Pretendemos compor bases de pensamento científico para outras pesquisas que visem à retomada dos significados originais dos termos, obedecendo a suas perspectivas históricas e filosóficas. Os escritos de Kant possibilitam retorno aos conceitos chave para entendimento dos termos aprendizagem e conhecimento para Piaget. Em face da complexidade do assunto, discutimos a necessidade de se adotar perspectivas mais complexas do que aquelas atualmente utilizadas nos âmbitos psicológicos e educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968 10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1968/1620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010) 1984-1655 10.5555/repeg.v3i5 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037749223424 |