A Relação entre Moralidade e Moral Ecológica:: Um Estudo Psicogenético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ligiane Raimundo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3951
Resumo: O presente artigo buscou analisar a relação entre moralidade e moral ecológica. Para investigar tal relação nossa hipótese foi a de a aquisição da moral ecológica é construída obedecendo a níveis organizados hierarquicamente, sendo solidária ao desenvolvimento da moralidade. Para esta investigação exploratória, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária – 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, selecionamos três estudos do próprio Piaget para analisar a moralidade: as regras do jogo que foi investigada a partir do jogo de queimada; a noção de mentira mediante um par de histórias em que uma apresentada uma distorção da realidade e a outra em que a criança tinha intenção de enganar; e a noção de justiça analisada por uma história sobre a justiça imanente. Para estudar o respeito ao meio ambiente formulamos quatro histórias hipotéticas, focalizando o lixo, a extinção de aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget e de alguns estudiosos que vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados permitiu estabelecer três níveis de desenvolvimento para a moral ecológica, confirmando a dimensão psicogenética da mesma, bem como a solidariedade com o desenvolvimento da moralidade.
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