A Relação entre Moralidade e Moral Ecológica:: Um Estudo Psicogenético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3951 |
Resumo: | O presente artigo buscou analisar a relação entre moralidade e moral ecológica. Para investigar tal relação nossa hipótese foi a de a aquisição da moral ecológica é construída obedecendo a níveis organizados hierarquicamente, sendo solidária ao desenvolvimento da moralidade. Para esta investigação exploratória, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária – 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, selecionamos três estudos do próprio Piaget para analisar a moralidade: as regras do jogo que foi investigada a partir do jogo de queimada; a noção de mentira mediante um par de histórias em que uma apresentada uma distorção da realidade e a outra em que a criança tinha intenção de enganar; e a noção de justiça analisada por uma história sobre a justiça imanente. Para estudar o respeito ao meio ambiente formulamos quatro histórias hipotéticas, focalizando o lixo, a extinção de aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget e de alguns estudiosos que vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados permitiu estabelecer três níveis de desenvolvimento para a moral ecológica, confirmando a dimensão psicogenética da mesma, bem como a solidariedade com o desenvolvimento da moralidade. |
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A Relação entre Moralidade e Moral Ecológica:: Um Estudo PsicogenéticoDesenvolvimento, Moralidade, Moral Ecológica.O presente artigo buscou analisar a relação entre moralidade e moral ecológica. Para investigar tal relação nossa hipótese foi a de a aquisição da moral ecológica é construída obedecendo a níveis organizados hierarquicamente, sendo solidária ao desenvolvimento da moralidade. Para esta investigação exploratória, foi tomada uma amostra de 15 participantes, sendo cinco por faixa etária – 6 a 8 anos, 10 a 11 anos e 13 a 15 anos. Mediante o método clínico piagetiano, selecionamos três estudos do próprio Piaget para analisar a moralidade: as regras do jogo que foi investigada a partir do jogo de queimada; a noção de mentira mediante um par de histórias em que uma apresentada uma distorção da realidade e a outra em que a criança tinha intenção de enganar; e a noção de justiça analisada por uma história sobre a justiça imanente. Para estudar o respeito ao meio ambiente formulamos quatro histórias hipotéticas, focalizando o lixo, a extinção de aves, a poluição de um rio e o corte de árvore. Os depoimentos dos participantes foram analisados segundo o referencial teórico de Piaget e de alguns estudiosos que vêm ampliando o campo de aplicação da teoria piagetiana. A análise dos dados permitiu estabelecer três níveis de desenvolvimento para a moral ecológica, confirmando a dimensão psicogenética da mesma, bem como a solidariedade com o desenvolvimento da moralidade.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/395110.36311/1984-1655.2014.v6n1.p64-93Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 64-93Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 64-93Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 64-931984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3951/2964Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ligiane Raimundo2022-02-07T18:22:53Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3951Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:22:53Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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