A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653 |
Resumo: | Uma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky. |
id |
UNESP-35_695760208308eee46e744954f778a73d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4653 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófonaEpistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de RecepçãoUma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/465310.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 2 (2014); 68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 2 (2014); 68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 68-921984-165510.5555/repeg.v6i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653/3413Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessEichler, Marcelo Leandro2022-02-08T17:11:14Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4653Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-08T17:11:14Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
title |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
spellingShingle |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona Eichler, Marcelo Leandro Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção |
title_short |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
title_full |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
title_fullStr |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
title_full_unstemmed |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
title_sort |
A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona |
author |
Eichler, Marcelo Leandro |
author_facet |
Eichler, Marcelo Leandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eichler, Marcelo Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção |
topic |
Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção |
description |
Uma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653 10.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653/3413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 2 (2014); 68-92 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 2 (2014); 68-92 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 68-92 1984-1655 10.5555/repeg.v6i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037912801280 |