PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA

Bibliographic Details
Main Author: Becker, Fernando
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Download full: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9385
Summary: O texto objetiva aproximar dois nomes mundialmente conhecidos na educação e na pedagogia: Jean Piaget e Paulo Freire. Visa a compreender como se pode trabalhar com duas teorias que, embora diversas em vários aspectos, sintonizam em concepções epistemológicas e pedagógicas fundamentais como acontece com os conceitos de interação e tomada de consciência (Piaget) cotejados, respectivamente, com diálogo e conscientização (Freire). Ambos pensadores explicam a formação do sujeito por processos ativados pela ação do próprio sujeito em interação ou diálogo com o entorno social, mas também físico. O texto explora primeiro convergências epistemológicas; em seguida, convergências pedagógicas em torno de uma pedagogia ativa. Não sem antes expressar a indignação com a pretensão recente, com poder de estado, de “expurgar” Freire da educação brasileira. E termina com um apelo, apoiado nos argumentos do próprio texto, para que essa afronta ao Patrono da Educação brasileira não se concretize.
id UNESP-35_72bb5c3d2c0dc5a1a2a4be0ac9faa1b2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/9385
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIAConvergência epistemológicaConvergência pedagógicaPedagogia ativaExpurgoO texto objetiva aproximar dois nomes mundialmente conhecidos na educação e na pedagogia: Jean Piaget e Paulo Freire. Visa a compreender como se pode trabalhar com duas teorias que, embora diversas em vários aspectos, sintonizam em concepções epistemológicas e pedagógicas fundamentais como acontece com os conceitos de interação e tomada de consciência (Piaget) cotejados, respectivamente, com diálogo e conscientização (Freire). Ambos pensadores explicam a formação do sujeito por processos ativados pela ação do próprio sujeito em interação ou diálogo com o entorno social, mas também físico. O texto explora primeiro convergências epistemológicas; em seguida, convergências pedagógicas em torno de uma pedagogia ativa. Não sem antes expressar a indignação com a pretensão recente, com poder de estado, de “expurgar” Freire da educação brasileira. E termina com um apelo, apoiado nos argumentos do próprio texto, para que essa afronta ao Patrono da Educação brasileira não se concretize.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/938510.36311/1984-1655.2019.v11esp2.03.p25Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 55Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 55Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 551984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9385/14630Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Fernando2023-06-03T11:01:25Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/9385Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-06-03T11:01:25Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
title PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
spellingShingle PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
Becker, Fernando
Convergência epistemológica
Convergência pedagógica
Pedagogia ativa
Expurgo
title_short PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
title_full PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
title_fullStr PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
title_full_unstemmed PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
title_sort PIAGET & FREIRE; EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA
author Becker, Fernando
author_facet Becker, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência epistemológica
Convergência pedagógica
Pedagogia ativa
Expurgo
topic Convergência epistemológica
Convergência pedagógica
Pedagogia ativa
Expurgo
description O texto objetiva aproximar dois nomes mundialmente conhecidos na educação e na pedagogia: Jean Piaget e Paulo Freire. Visa a compreender como se pode trabalhar com duas teorias que, embora diversas em vários aspectos, sintonizam em concepções epistemológicas e pedagógicas fundamentais como acontece com os conceitos de interação e tomada de consciência (Piaget) cotejados, respectivamente, com diálogo e conscientização (Freire). Ambos pensadores explicam a formação do sujeito por processos ativados pela ação do próprio sujeito em interação ou diálogo com o entorno social, mas também físico. O texto explora primeiro convergências epistemológicas; em seguida, convergências pedagógicas em torno de uma pedagogia ativa. Não sem antes expressar a indignação com a pretensão recente, com poder de estado, de “expurgar” Freire da educação brasileira. E termina com um apelo, apoiado nos argumentos do próprio texto, para que essa afronta ao Patrono da Educação brasileira não se concretize.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9385
10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.03.p25
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9385
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.03.p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9385/14630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 55
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 55
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 25 - 55
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037320355840