IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Elizabeth
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BELLINI, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639
Resumo: Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.
id UNESP-35_765ba7e6d605b035f36ece0996ceb77b
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6639
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTOEpistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/663910.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 28-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 28-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 28-511984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639/4355LIMA, ElizabethBELLINI, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:44Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6639Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:44Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
title IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
spellingShingle IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
LIMA, Elizabeth
Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.
title_short IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
title_full IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
title_fullStr IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
title_sort IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
author LIMA, Elizabeth
author_facet LIMA, Elizabeth
BELLINI, Marta
author_role author
author2 BELLINI, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Elizabeth
BELLINI, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.
topic Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.
description Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639
10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639/4355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 28-51
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 28-51
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 28-51
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038247297024