IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639 |
Resumo: | Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social. |
id |
UNESP-35_765ba7e6d605b035f36ece0996ceb77b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6639 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTOEpistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/663910.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 28-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 28-51Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 28-511984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639/4355LIMA, ElizabethBELLINI, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:44Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6639Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:44Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
title |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO LIMA, Elizabeth Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica. |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO |
author |
LIMA, Elizabeth |
author_facet |
LIMA, Elizabeth BELLINI, Marta |
author_role |
author |
author2 |
BELLINI, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Elizabeth BELLINI, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica. |
topic |
Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica. |
description |
Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639 10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6639/4355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 28-51 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 28-51 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 28-51 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038247297024 |