Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395 |
Resumo: | A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças. |
id |
UNESP-35_76e0ab1eb99cb408b1cc3c662ca7ee30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2395 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação InfantilConstrução do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/239510.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 25-421984-165510.5555/repeg.v4i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395/1948Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLepre, Rita MelissaGarms, Gilza Maria ZauhySeixlack, Ana Lúcia Carvalho BaldoSANTOS, Rosemeire Thimoteo2022-02-02T18:08:33Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2395Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T18:08:33Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
title |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
spellingShingle |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil Lepre, Rita Melissa Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética. |
title_short |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
title_full |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
title_fullStr |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
title_sort |
Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil |
author |
Lepre, Rita Melissa |
author_facet |
Lepre, Rita Melissa Garms, Gilza Maria Zauhy Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo SANTOS, Rosemeire Thimoteo |
author_role |
author |
author2 |
Garms, Gilza Maria Zauhy Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo SANTOS, Rosemeire Thimoteo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lepre, Rita Melissa Garms, Gilza Maria Zauhy Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo SANTOS, Rosemeire Thimoteo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética. |
topic |
Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética. |
description |
A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395 10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395/1948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 25-42 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 25-42 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 25-42 1984-1655 10.5555/repeg.v4i1 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037776486400 |