Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepre, Rita Melissa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garms, Gilza Maria Zauhy, Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo, SANTOS, Rosemeire Thimoteo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395
Resumo: A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças.
id UNESP-35_76e0ab1eb99cb408b1cc3c662ca7ee30
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2395
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação InfantilConstrução do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/239510.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 25-42Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 25-421984-165510.5555/repeg.v4i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395/1948Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLepre, Rita MelissaGarms, Gilza Maria ZauhySeixlack, Ana Lúcia Carvalho BaldoSANTOS, Rosemeire Thimoteo2022-02-02T18:08:33Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2395Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T18:08:33Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
title Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
spellingShingle Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
Lepre, Rita Melissa
Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.
title_short Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
title_full Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
title_fullStr Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
title_full_unstemmed Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
title_sort Contribuições da Epistemologia Genética para a Construção do Conhecimento na Educação Infantil
author Lepre, Rita Melissa
author_facet Lepre, Rita Melissa
Garms, Gilza Maria Zauhy
Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo
SANTOS, Rosemeire Thimoteo
author_role author
author2 Garms, Gilza Maria Zauhy
Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo
SANTOS, Rosemeire Thimoteo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa
Garms, Gilza Maria Zauhy
Seixlack, Ana Lúcia Carvalho Baldo
SANTOS, Rosemeire Thimoteo
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.
topic Construção do Conhecimento; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Epistemologia Genética.
description A Educação Infantil tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, afetivo, cognitivo e social. Esse é, também, o objetivo dos Centros de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que atende a filhos de docentes, técnico-administrativos e discentes. Neste artigo relataremos uma parte do trabalho da Comissão Técnica dos CCIs (Prad/Reitoria) com reflexões acerca da construção do conhecimento das crianças por meio de observações realizadas nos CCIs dos diferentes campi da Unesp, quando realizadas as visitas técnicas. Como aporte teórico adotamos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados parciais revelam que, ainda que haja esforços no sentido de entender e auxiliar o processo de construção do conhecimento das crianças pequenas, permanecem desafios a serem superados na efetivação de um atendimento de excelência às crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395
10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p25-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2395/1948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 25-42
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 25-42
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 25-42
1984-1655
10.5555/repeg.v4i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037776486400