O ensino e a aprendizagem da matemática na perspectiva piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares (Unifran), Odana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/554
Resumo: Nosso propósito, nesse artigo, é refletir sobre a relação dos jogos e o ensino da aritmética, dentro dos pressupostos da psicologia genética piagetiana e dos estudos realizados por Kamii. Nessa perspectiva o objetivo do ensino da matemática nas primeiras séries escolares é ajudar a criança a construir um raciocínio lógico-matemático. Segundo essa autora, no início estas ações dependem do objeto concreto, mais tarde, com a evolução do pensamento, o sujeito pode prescindir do concreto e pensar de forma abstrata. Trazer os jogos para um plano privilegiado da ação da criança supondo um sujeito ativo e que não pode ser subtraído no processo de aprendizagem, é também a proposta do LaPp – Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, coordenado por Macedo. Esse diálogo, possível, do jogo e da aprendizagem, cria um espaço onde aprender a pensar é uma necessidade do sujeito na busca de soluções e é também o objeto da presente reflexão.
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