O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepre, Rita Melissa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Inácio, Amanda Kami Mura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3952
Resumo: O perdão pode ser considerado um componente moral que deve ser desenvolvido em consonância à construção da autonomia moral dos sujeitos. Neste estudo buscamos verificar como 10 (dez) crianças do primeiro ano do ensino fundamental concebem o perdão e suas possíveis relações com o desenvolvimento da autonomia moral. Como aporte teórico adotamos os estudos de Piaget (1930; 1932) sobre a moralidade humana e de Rique (2007, 2008, 2011) e Enrigth (1991, 1998) sobre o perdão. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o método adotado foi baseado no clínio piagetiano. Os resultados demonstraram que as crianças realizam raciocínios morais a partir de situações que envolvam a decisão de perdoar ou não e tendem a entender o perdão como desculpar alguém pelo ato cometido. Concluímos sublinhando a importância da mediação e intervenção do professor nas discussões morais que envolvam o perdão, visando a construção da autonomia moral dos educandos.
id UNESP-35_9a13d775dd13a9bcd68617e1d029227f
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3952
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino FundamentalAutonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.O perdão pode ser considerado um componente moral que deve ser desenvolvido em consonância à construção da autonomia moral dos sujeitos. Neste estudo buscamos verificar como 10 (dez) crianças do primeiro ano do ensino fundamental concebem o perdão e suas possíveis relações com o desenvolvimento da autonomia moral. Como aporte teórico adotamos os estudos de Piaget (1930; 1932) sobre a moralidade humana e de Rique (2007, 2008, 2011) e Enrigth (1991, 1998) sobre o perdão. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o método adotado foi baseado no clínio piagetiano. Os resultados demonstraram que as crianças realizam raciocínios morais a partir de situações que envolvam a decisão de perdoar ou não e tendem a entender o perdão como desculpar alguém pelo ato cometido. Concluímos sublinhando a importância da mediação e intervenção do professor nas discussões morais que envolvam o perdão, visando a construção da autonomia moral dos educandos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/395210.36311/1984-1655.2014.v6n1.p94-108Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 94-108Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 94-108Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 94-1081984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3952/2965Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLepre, Rita MelissaInácio, Amanda Kami Mura2022-02-07T18:25:59Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3952Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:25:59Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
title O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
spellingShingle O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
Lepre, Rita Melissa
Autonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.
title_short O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
title_full O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
title_fullStr O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
title_sort O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
author Lepre, Rita Melissa
author_facet Lepre, Rita Melissa
Inácio, Amanda Kami Mura
author_role author
author2 Inácio, Amanda Kami Mura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa
Inácio, Amanda Kami Mura
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.
topic Autonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.
description O perdão pode ser considerado um componente moral que deve ser desenvolvido em consonância à construção da autonomia moral dos sujeitos. Neste estudo buscamos verificar como 10 (dez) crianças do primeiro ano do ensino fundamental concebem o perdão e suas possíveis relações com o desenvolvimento da autonomia moral. Como aporte teórico adotamos os estudos de Piaget (1930; 1932) sobre a moralidade humana e de Rique (2007, 2008, 2011) e Enrigth (1991, 1998) sobre o perdão. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o método adotado foi baseado no clínio piagetiano. Os resultados demonstraram que as crianças realizam raciocínios morais a partir de situações que envolvam a decisão de perdoar ou não e tendem a entender o perdão como desculpar alguém pelo ato cometido. Concluímos sublinhando a importância da mediação e intervenção do professor nas discussões morais que envolvam o perdão, visando a construção da autonomia moral dos educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3952
10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p94-108
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3952
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p94-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3952/2965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 94-108
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 94-108
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 94-108
1984-1655
10.5555/repeg.v6i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037877149696