Representações e construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/556 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de mostrar o conceito de representação na obra de Piaget. Para isso, distinguiremos, inicialmente, os dois modos clássicos de representação: a representação imagética ou imagem mental, que evoca de modo figurativo os objetivos e a representação conceitual, que age enquanto sistema de transformações sobre os objetos. Mostraremos a seguir o novo conceito que adquire a representação imagética na pesquisa contemporânea, particularmente nas pesquisas de Piaget. Nessa perspectiva analisaremos as singularidades que adquirem ambas as formas de representação em função das suas origens comuns e nos seus desenvolvimentos recíprocos. Analisaremos então as interações que ocorrem entre essas duas formas de representação, sobretudo as interações que visam à evolução tanto da imagem quanto dos conceitos e noções. Finalmente, analisaremos o papel da representação imagética no desenvolvimento do conhecimento na criança. |
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Representações e construção do conhecimentoRepresentação Imagética, Representação Conceitual, Epistemologia Genética, Conhecimento, PiagetO presente estudo tem o objetivo de mostrar o conceito de representação na obra de Piaget. Para isso, distinguiremos, inicialmente, os dois modos clássicos de representação: a representação imagética ou imagem mental, que evoca de modo figurativo os objetivos e a representação conceitual, que age enquanto sistema de transformações sobre os objetos. Mostraremos a seguir o novo conceito que adquire a representação imagética na pesquisa contemporânea, particularmente nas pesquisas de Piaget. Nessa perspectiva analisaremos as singularidades que adquirem ambas as formas de representação em função das suas origens comuns e nos seus desenvolvimentos recíprocos. Analisaremos então as interações que ocorrem entre essas duas formas de representação, sobretudo as interações que visam à evolução tanto da imagem quanto dos conceitos e noções. Finalmente, analisaremos o papel da representação imagética no desenvolvimento do conhecimento na criança.Faculdade de Filosofia e Ciências2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/55610.36311/1984-1655.2008.v1n1.p134-152Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 1 (2008); 134-152Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 1 (2008); 134-152Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 134-1521984-165510.5555/repeg.v1i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/556/440Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDongo Montoya, Adrián Oscar2022-02-01T17:09:06Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/556Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:09:06Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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O presente estudo tem o objetivo de mostrar o conceito de representação na obra de Piaget. Para isso, distinguiremos, inicialmente, os dois modos clássicos de representação: a representação imagética ou imagem mental, que evoca de modo figurativo os objetivos e a representação conceitual, que age enquanto sistema de transformações sobre os objetos. Mostraremos a seguir o novo conceito que adquire a representação imagética na pesquisa contemporânea, particularmente nas pesquisas de Piaget. Nessa perspectiva analisaremos as singularidades que adquirem ambas as formas de representação em função das suas origens comuns e nos seus desenvolvimentos recíprocos. Analisaremos então as interações que ocorrem entre essas duas formas de representação, sobretudo as interações que visam à evolução tanto da imagem quanto dos conceitos e noções. Finalmente, analisaremos o papel da representação imagética no desenvolvimento do conhecimento na criança. |
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