EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258 |
Resumo: | Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema. |
id |
UNESP-35_c35fef9aeb237242e8147815bcec845d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14258 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOEducação em valores moraisPsicologiaDesenvolvimento HumanoFormaçãoEscolaNeste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1425810.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 126-1571984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258/10935Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Leandra Lúcia MoraesAlencar, Heloisa Moulin de2023-02-24T12:14:15Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14258Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-02-24T12:14:15Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Couto, Leandra Lúcia Moraes Educação em valores morais Psicologia Desenvolvimento Humano Formação Escola |
title_short |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
author |
Couto, Leandra Lúcia Moraes |
author_facet |
Couto, Leandra Lúcia Moraes Alencar, Heloisa Moulin de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Heloisa Moulin de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Leandra Lúcia Moraes Alencar, Heloisa Moulin de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em valores morais Psicologia Desenvolvimento Humano Formação Escola |
topic |
Educação em valores morais Psicologia Desenvolvimento Humano Formação Escola |
description |
Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258 10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258/10935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 126-157 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 126-157 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 126-157 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037375930368 |