EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Leandra Lúcia Moraes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alencar, Heloisa Moulin de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258
Resumo: Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.
id UNESP-35_c35fef9aeb237242e8147815bcec845d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14258
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOEducação em valores moraisPsicologiaDesenvolvimento HumanoFormaçãoEscolaNeste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1425810.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 126-157Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 126-1571984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258/10935Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Leandra Lúcia MoraesAlencar, Heloisa Moulin de2023-02-24T12:14:15Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14258Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-02-24T12:14:15Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
title EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Couto, Leandra Lúcia Moraes
Educação em valores morais
Psicologia
Desenvolvimento Humano
Formação
Escola
title_short EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS: CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
author Couto, Leandra Lúcia Moraes
author_facet Couto, Leandra Lúcia Moraes
Alencar, Heloisa Moulin de
author_role author
author2 Alencar, Heloisa Moulin de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Leandra Lúcia Moraes
Alencar, Heloisa Moulin de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em valores morais
Psicologia
Desenvolvimento Humano
Formação
Escola
topic Educação em valores morais
Psicologia
Desenvolvimento Humano
Formação
Escola
description Neste ensaio teórico, apresentamos e discutimos propostas de educação em valores morais de acordo com teorias construtivistas e universalistas, assim como refletimos sobre os aspectos necessários à formação de educadores para conduzir práticas com este foco no contexto escolar. Abordamos teorias e dados de pesquisas acerca dos principais conceitos e objetivos da educação em valores morais, a importância do contexto escolar para esse tipo de formação, as possibilidades de temas e procedimentos, as competências e as habilidades necessárias aos profissionais da educação para educar em valores morais. A partir das discussões realizadas, é possível perceber que a educação em valores morais é um tema abordado sob diferentes perspectivas teóricas, das quais derivam distintos objetivos, propostas de procedimentos e recursos metodológicos para a referida educação. Consideramos que, de forma geral, muitas das propostas apresentadas no presente texto não são excludentes, pelo contrário, elas podem se complementar. Além disso, apresentamos argumentos na defesa da escola como um espaço propício para a educação em valores morais, assim como a favor da formação dos profissionais da educação para conduzir práticas neste domínio. Esperamos que este ensaio fomente práticas bem-sucedidas de educação em valores morais no contexto escolar e novas pesquisas sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258
10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p126-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14258/10935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 126-157
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 126-157
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 126-157
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037375930368