“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13822 |
Resumo: | Por meio deste artigo buscamos delimitar a posição de Jean Piaget sobre a pedagogia. Com efeito, se ele pode dizer “não tenho opinião sobre pedagogia” a análise do artigo Para o estudo da psicologia (1928), esquecido e republicado aqui, assim como a análise de alguns textos piagetianos dos anos 1930 sobre a educação, sublinham o interesse de Piaget pelo problema pedagógico. Procuramos evidenciar que o ponto de vista de Piaget sobre a pedagogia constitui uma parte de sua psicologia: o aspecto funcional. |
id |
UNESP-35_c4eb252d38a541838cd9744ba65d3874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/13822 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYANPiagetPsicologia e suas aplicaçõesEducaçãoPedagogiaPor meio deste artigo buscamos delimitar a posição de Jean Piaget sobre a pedagogia. Com efeito, se ele pode dizer “não tenho opinião sobre pedagogia” a análise do artigo Para o estudo da psicologia (1928), esquecido e republicado aqui, assim como a análise de alguns textos piagetianos dos anos 1930 sobre a educação, sublinham o interesse de Piaget pelo problema pedagógico. Procuramos evidenciar que o ponto de vista de Piaget sobre a pedagogia constitui uma parte de sua psicologia: o aspecto funcional.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1382210.36311/1984-1655.2022.v14n1.p245-272Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 1 (2022); 245-272Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 1 (2022); 245-272Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 1 (2022); 245-2721984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13822/10380Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Luciana PintoBecker, Maria Luiza Rheingantz2023-01-26T17:04:28Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/13822Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-01-26T17:04:28Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
title |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
spellingShingle |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN Rangel, Luciana Pinto Piaget Psicologia e suas aplicações Educação Pedagogia |
title_short |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
title_full |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
title_fullStr |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
title_full_unstemmed |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
title_sort |
“PIAGET, A PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PIAGET ‘PARA O ESTUDO DA PSICOLOGIA’” DE AUTORIA DE SILVIA PARRAT-DAYAN |
author |
Rangel, Luciana Pinto |
author_facet |
Rangel, Luciana Pinto Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Luciana Pinto Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Psicologia e suas aplicações Educação Pedagogia |
topic |
Piaget Psicologia e suas aplicações Educação Pedagogia |
description |
Por meio deste artigo buscamos delimitar a posição de Jean Piaget sobre a pedagogia. Com efeito, se ele pode dizer “não tenho opinião sobre pedagogia” a análise do artigo Para o estudo da psicologia (1928), esquecido e republicado aqui, assim como a análise de alguns textos piagetianos dos anos 1930 sobre a educação, sublinham o interesse de Piaget pelo problema pedagógico. Procuramos evidenciar que o ponto de vista de Piaget sobre a pedagogia constitui uma parte de sua psicologia: o aspecto funcional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13822 10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p245-272 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13822 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p245-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13822/10380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 1 (2022); 245-272 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 1 (2022); 245-272 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 1 (2022); 245-272 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037349715968 |