Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2396 |
Resumo: | Tantos anos depois da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, persiste o insucesso dos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Este artigo apresenta resultados provenientes de investigação, realizada para procurar compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura e escrita e sua relação com a proposta construtivista de Emília Ferreiro. Foram feitas entrevistas e sessões de observação de sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. O objetivo foi conhecer e analisar a concepção teórica subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Descobriu-se que não é possível atribuir-se o fracasso à adoção dos pressupostos construtivistas, visto que a maioria dos professores possui uma concepção não construtivista de ensino e de aprendizagem e não se apoia, de fato, nas pesquisas de Ferreiro. |
id |
UNESP-35_c5ce8833992ab3ad081a18b8825e013c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2396 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escritaConstrutivismo. Ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Alfabetização. Cotidiano escolar.Tantos anos depois da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, persiste o insucesso dos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Este artigo apresenta resultados provenientes de investigação, realizada para procurar compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura e escrita e sua relação com a proposta construtivista de Emília Ferreiro. Foram feitas entrevistas e sessões de observação de sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. O objetivo foi conhecer e analisar a concepção teórica subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Descobriu-se que não é possível atribuir-se o fracasso à adoção dos pressupostos construtivistas, visto que a maioria dos professores possui uma concepção não construtivista de ensino e de aprendizagem e não se apoia, de fato, nas pesquisas de Ferreiro.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/239610.36311/1984-1655.2012.v4n1.p43-69Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 43-69Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 43-69Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 43-691984-165510.5555/repeg.v4i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2396/1949Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Josana Ferreira Bassi deDongo-Montoya, Adrián Oscar2022-02-02T18:10:57Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2396Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T18:10:57Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
title |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita Moura, Josana Ferreira Bassi de Construtivismo. Ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Alfabetização. Cotidiano escolar. |
title_short |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
title_full |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
title_sort |
Proposta construtivista em questão: análise da experiência brasileira no ensino da leitura e da escrita |
author |
Moura, Josana Ferreira Bassi de |
author_facet |
Moura, Josana Ferreira Bassi de Dongo-Montoya, Adrián Oscar |
author_role |
author |
author2 |
Dongo-Montoya, Adrián Oscar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Josana Ferreira Bassi de Dongo-Montoya, Adrián Oscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo. Ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Alfabetização. Cotidiano escolar. |
topic |
Construtivismo. Ensino/aprendizagem de leitura/escrita. Alfabetização. Cotidiano escolar. |
description |
Tantos anos depois da adoção da teoria construtivista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, persiste o insucesso dos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Este artigo apresenta resultados provenientes de investigação, realizada para procurar compreender as prováveis razões do insucesso dos alunos em leitura e escrita e sua relação com a proposta construtivista de Emília Ferreiro. Foram feitas entrevistas e sessões de observação de sala de aula, com 20 professores do Ensino Fundamental I, de seis escolas municipais da cidade de Ourinhos, com melhor ou pior desempenho na Prova Brasil 2005. O objetivo foi conhecer e analisar a concepção teórica subjacente às práticas, e as próprias práticas adotadas para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Descobriu-se que não é possível atribuir-se o fracasso à adoção dos pressupostos construtivistas, visto que a maioria dos professores possui uma concepção não construtivista de ensino e de aprendizagem e não se apoia, de fato, nas pesquisas de Ferreiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2396 10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p43-69 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2396 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p43-69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2396/1949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 43-69 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 43-69 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 43-69 1984-1655 10.5555/repeg.v4i1 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037778583552 |