TROCAS SOCIAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFI-CIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) SOB TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR: UM ESTUDO PIAGETIANO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8621 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar as trocas sociais de 14 crianças do sexo feminino diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), sendo sete crianças com idades entre 7 e 8 anos e sete crianças com idades entre 10 e 11 anos. A coleta de dados foi realizada no ambulatório de Pediatria de um hospital público da cidade de Vitória-ES, onde todas as partici-pantes foram diagnosticadas com TDAH e recebiam tratamento multiprofissio-nal (médico, psicológico e psicopedagógico) para o transtorno. O instrumento consistiu na apresentação de dois recortes de histórias em quadrinhos infantis que contemplam situações de trocas sociais entre os personagens, seguida de uma entrevista clínica. Os procedimentos foram filmados e as informações fo-ram inseridas em protocolos. Os dados foram coletados e analisados de forma qualitativa, a partir do Método Clínico Piagetiano. Os resultados mostraram que, independentemente da idade, a maioria das trocas sociais apresentadas foram equilibradas. Entretanto, dentre elas, foi observada prevalência de trocas sociais que indicam uma reciprocidade não-normativa, característica do estágio de desenvolvimento cognitivo anterior (pré-operatório) ao que as participantes deveriam se encontrar de acordo com suas idades (operatório-concreto). Além disso, ressalta-se que a maioria das trocas sociais manifestadas pelas participan-tes apresentaram atitudes benevolentes das crianças com TDAH em favor de outras pessoas, aparecendo de forma significativa o sentimento de gratidão. |
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