Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Sabrina Sacoman
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de, Marquezini, Cristiane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2571
Resumo: O artigo relata uma discussão virtual realizada no grupo de discussão GPEGBrasil (Grupo de Discussão dos Pesquisadores e Pesquisadoras em Epistemologia Genética no Brasil). A discussão foi ocasionada pela postagem de um vídeo sobre uma “criança prodígio”, que levou ao questionamento sobre possíveis respostas explicativas do fenômeno, dadas pelas teorias do desenvolvimento cognitivo existentes até o momento. As diversas visões apresentadas por vários membros da lista de e-mail possibilitaram interessantes tentativas para explicar o fenômeno das “crianças prodígio”, proporcionando, também, interlocuções entre a teoria piagetiana e as demais teorias. As reflexões instigaram e levantaram problemáticas sobre o fenômeno, que ainda devem ser melhor investigadas cientificamente.
id UNESP-35_d09d29a94cba0fff5d1fd4af99e28ce1
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2571
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento CognitivoCrianças-Prodígio, Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, Jean Piaget.O artigo relata uma discussão virtual realizada no grupo de discussão GPEGBrasil (Grupo de Discussão dos Pesquisadores e Pesquisadoras em Epistemologia Genética no Brasil). A discussão foi ocasionada pela postagem de um vídeo sobre uma “criança prodígio”, que levou ao questionamento sobre possíveis respostas explicativas do fenômeno, dadas pelas teorias do desenvolvimento cognitivo existentes até o momento. As diversas visões apresentadas por vários membros da lista de e-mail possibilitaram interessantes tentativas para explicar o fenômeno das “crianças prodígio”, proporcionando, também, interlocuções entre a teoria piagetiana e as demais teorias. As reflexões instigaram e levantaram problemáticas sobre o fenômeno, que ainda devem ser melhor investigadas cientificamente.Faculdade de Filosofia e Ciências2013-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/257110.36311/1984-1655.2012.v4n2.p211-232Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 211-232Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 211-232Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 211-2321984-165510.5555/repeg.v4i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2571/2159Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Sabrina SacomanFrança, Carla Andressa Plácido Ribeiro deMarquezini, Cristiane Pereira2022-11-18T18:35:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2571Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-11-18T18:35:47Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
title Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
spellingShingle Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
Campos, Sabrina Sacoman
Crianças-Prodígio, Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, Jean Piaget.
title_short Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
title_full Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
title_fullStr Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
title_full_unstemmed Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
title_sort Discussão Virtual sobre "Crianças Prodígio" - Reflexões à luz das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo
author Campos, Sabrina Sacoman
author_facet Campos, Sabrina Sacoman
França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de
Marquezini, Cristiane Pereira
author_role author
author2 França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de
Marquezini, Cristiane Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Sabrina Sacoman
França, Carla Andressa Plácido Ribeiro de
Marquezini, Cristiane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças-Prodígio, Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, Jean Piaget.
topic Crianças-Prodígio, Teorias do Desenvolvimento Cognitivo, Jean Piaget.
description O artigo relata uma discussão virtual realizada no grupo de discussão GPEGBrasil (Grupo de Discussão dos Pesquisadores e Pesquisadoras em Epistemologia Genética no Brasil). A discussão foi ocasionada pela postagem de um vídeo sobre uma “criança prodígio”, que levou ao questionamento sobre possíveis respostas explicativas do fenômeno, dadas pelas teorias do desenvolvimento cognitivo existentes até o momento. As diversas visões apresentadas por vários membros da lista de e-mail possibilitaram interessantes tentativas para explicar o fenômeno das “crianças prodígio”, proporcionando, também, interlocuções entre a teoria piagetiana e as demais teorias. As reflexões instigaram e levantaram problemáticas sobre o fenômeno, que ainda devem ser melhor investigadas cientificamente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2571
10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p211-232
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2571
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p211-232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2571/2159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 211-232
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 211-232
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 211-232
1984-1655
10.5555/repeg.v4i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037798506496