A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA

Bibliographic Details
Main Author: ZORZI, Analisa
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Download full: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9200
Summary: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma síntese teórica do debate realizado por Jean Piaget sobre as relações sociais e de que maneira as interações contribuem para a construção da autonomia intelectual dos sujeitos. Para tanto, dividimos o texto em três partes: a) as relações entre os sujeitos e a sociedade; b) a importância das relações na construção da autonomia; e c) as relações de coo-peração e de trocas intelectuais. Esses elementos constituem a dimensão social do processo de construção da autonomia intelectual. Por um lado, destacamos que as transformações que ocorrem ao longo da vida do sujeito, na relação consigo e com os outros, são essenciais para a afirmação da cooperação e de relações simé-tricas no processo de construção da autonomia. Por outro lado, as trocas intelec-tuais e a cooperação também aparecem como elemento significativo na composi-ção da autonomia intelectual na medida em que possibilita ao sujeito, cognitiva-mente, se apropriar das construções conceituais de outro sujeito, na composição do seu próprio sistema.
id UNESP-35_e97647926360407c7d4d1a910a659192
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9200
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICAAutonomia intelectualRelações sociaisCooperaçãoTrocas intelectuaisO presente artigo tem como objetivo apresentar uma síntese teórica do debate realizado por Jean Piaget sobre as relações sociais e de que maneira as interações contribuem para a construção da autonomia intelectual dos sujeitos. Para tanto, dividimos o texto em três partes: a) as relações entre os sujeitos e a sociedade; b) a importância das relações na construção da autonomia; e c) as relações de coo-peração e de trocas intelectuais. Esses elementos constituem a dimensão social do processo de construção da autonomia intelectual. Por um lado, destacamos que as transformações que ocorrem ao longo da vida do sujeito, na relação consigo e com os outros, são essenciais para a afirmação da cooperação e de relações simé-tricas no processo de construção da autonomia. Por outro lado, as trocas intelec-tuais e a cooperação também aparecem como elemento significativo na composi-ção da autonomia intelectual na medida em que possibilita ao sujeito, cognitiva-mente, se apropriar das construções conceituais de outro sujeito, na composição do seu próprio sistema.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/920010.36311/1984-1655.2019.v11n1.04.p50Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 50 - 72Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 50 - 72Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 50 - 721984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9200/5831Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessZORZI, Analisa2022-01-31T19:02:53Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9200Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-31T19:02:53Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
title A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
ZORZI, Analisa
Autonomia intelectual
Relações sociais
Cooperação
Trocas intelectuais
title_short A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
title_full A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
title_sort A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL DOS SUJEITOS EM JEAN PIAGET: UMA SÍNTESE TEÓRICA
author ZORZI, Analisa
author_facet ZORZI, Analisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZORZI, Analisa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia intelectual
Relações sociais
Cooperação
Trocas intelectuais
topic Autonomia intelectual
Relações sociais
Cooperação
Trocas intelectuais
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma síntese teórica do debate realizado por Jean Piaget sobre as relações sociais e de que maneira as interações contribuem para a construção da autonomia intelectual dos sujeitos. Para tanto, dividimos o texto em três partes: a) as relações entre os sujeitos e a sociedade; b) a importância das relações na construção da autonomia; e c) as relações de coo-peração e de trocas intelectuais. Esses elementos constituem a dimensão social do processo de construção da autonomia intelectual. Por um lado, destacamos que as transformações que ocorrem ao longo da vida do sujeito, na relação consigo e com os outros, são essenciais para a afirmação da cooperação e de relações simé-tricas no processo de construção da autonomia. Por outro lado, as trocas intelec-tuais e a cooperação também aparecem como elemento significativo na composi-ção da autonomia intelectual na medida em que possibilita ao sujeito, cognitiva-mente, se apropriar das construções conceituais de outro sujeito, na composição do seu próprio sistema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9200
10.36311/1984-1655.2019.v11n1.04.p50
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9200
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2019.v11n1.04.p50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9200/5831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 50 - 72
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 50 - 72
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 50 - 72
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038367883264