A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950 |
Resumo: | Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos. |
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A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de MatemáticaEnsino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/395010.36311/1984-1655.2014.v6n1.p41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 41-631984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950/2963Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria IgnatiusRezende, Veridiana2022-02-07T18:20:44Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3950Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:20:44Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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