A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rezende, Veridiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950
Resumo: Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos.
id UNESP-35_f0a70fb10fca6345ba05f4fdb4097a20
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3950
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de MatemáticaEnsino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/395010.36311/1984-1655.2014.v6n1.p41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 41-63Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 41-631984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950/2963Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria IgnatiusRezende, Veridiana2022-02-07T18:20:44Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3950Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:20:44Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
title A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
spellingShingle A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Ensino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.
title_short A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
title_full A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
title_fullStr A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
title_full_unstemmed A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
title_sort A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática
author Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author_facet Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Rezende, Veridiana
author_role author
author2 Rezende, Veridiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Rezende, Veridiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.
topic Ensino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.
description Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950
10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p41-63
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p41-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3950/2963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 41-63
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 41-63
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 41-63
1984-1655
10.5555/repeg.v6i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037874003968