O Processo Cognitivo nas Interfaces da Aprendizagem Motora da Criança com Síndrome de Rett
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2402 |
Resumo: | A Síndrome de Rett é considerada um transtorno difuso do desenvolvimento cognitivo e motor, de forma, em que a postura se encontra comprometida, igualmente ao comprometimento da coordenação motora fina, levando a criança a apresentar um desenvolvimento motor atípico e uma restrição na manipulação de objetos. Segundo Piaget (2002), cognição é o ato ou processo de conhecimento que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, e que também está relacionada ao processo de informação e à capacidade de adaptação. O desenvolvimento motor é para Piaget, o elo entre o ambiente e o desenvolvimento cognitivo. Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o comportamento motor da criança com Síndrome de Rett e suas implicações cognitivas, buscando estabelecer uma circularidade entre tarefa, ambiente e sujeito. Metodologia: Optamos por um estudo de caso, uma pesquisa de caráter qualitativo, explorando aspectos emergentes da motricidade da criança com Síndrome de Rett em sua condição singular de movimento. Resultados: Segunda gestação, parto normal, a criança após doze meses de idade demonstrou atraso e alterações do desenvolvimento cognitivo com atraso significativo da linguagem e de reações motoras próprias para a apreensão de objetos. Discussão: A discussão clínica sobre a Síndrome de Rett, apesar da importância do seu contexto fisiopatológico, restringe o sujeito a uma lesão neurológica sem, contudo, interligar o seu desenvolvimento cognitivo e motor ao meio. Conclusão: Pensar a criança com síndrome de Rett, no seu cenário familiar, demonstrou ser um caminho favorável na condução de um processo cognitivo que possa ser auxiliado junto ao desenvolvimento motor. |
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O Processo Cognitivo nas Interfaces da Aprendizagem Motora da Criança com Síndrome de RettSíndrome de Rett, Aprendizagem Motora, Cognição.A Síndrome de Rett é considerada um transtorno difuso do desenvolvimento cognitivo e motor, de forma, em que a postura se encontra comprometida, igualmente ao comprometimento da coordenação motora fina, levando a criança a apresentar um desenvolvimento motor atípico e uma restrição na manipulação de objetos. Segundo Piaget (2002), cognição é o ato ou processo de conhecimento que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, e que também está relacionada ao processo de informação e à capacidade de adaptação. O desenvolvimento motor é para Piaget, o elo entre o ambiente e o desenvolvimento cognitivo. Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o comportamento motor da criança com Síndrome de Rett e suas implicações cognitivas, buscando estabelecer uma circularidade entre tarefa, ambiente e sujeito. Metodologia: Optamos por um estudo de caso, uma pesquisa de caráter qualitativo, explorando aspectos emergentes da motricidade da criança com Síndrome de Rett em sua condição singular de movimento. Resultados: Segunda gestação, parto normal, a criança após doze meses de idade demonstrou atraso e alterações do desenvolvimento cognitivo com atraso significativo da linguagem e de reações motoras próprias para a apreensão de objetos. Discussão: A discussão clínica sobre a Síndrome de Rett, apesar da importância do seu contexto fisiopatológico, restringe o sujeito a uma lesão neurológica sem, contudo, interligar o seu desenvolvimento cognitivo e motor ao meio. Conclusão: Pensar a criança com síndrome de Rett, no seu cenário familiar, demonstrou ser um caminho favorável na condução de um processo cognitivo que possa ser auxiliado junto ao desenvolvimento motor.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/240210.36311/1984-1655.2012.v4n1.p192-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 192-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 192-208Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 192-2081984-165510.5555/repeg.v4i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2402/1955Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMurillo, Patrícia Celis2022-02-03T16:27:48Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2402Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-03T16:27:48Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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