Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIGNORI, Zenira Maria Malacarne
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MELO, Alessandro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4644
Resumo: Este estudo traz à tona as condições materiais de vida dos trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno.Os dados apresentados e discutidos são resultado de investigação realizada em cinco escolas no município de Guarapuava-PR, quando foi aplicado questionário envolvendo 544 alunos da educação básica no período noturno. Parte-se do entendimento de que o tempo de trabalho do trabalhador/estudante noturno tem determinado e influenciado negativamente os demais tempos necessários à existência humana e, portanto, inviabilizando uma formação consistente para estes sujeitos que não conseguem ter um bom desempenho, tanto pelaprecarização e intensidade do trabalho como pela fragilidade da escola noturna. Entende-se ser necessário e urgente conhecer melhor os sujeitos reais para os quais se constroem discursos educacionais e que, na maioria das vezes se apartam da realidade, aprofundando, assim, a discussão acerca das dificuldades, limitações, motivações e expectativas desses agentes que vivenciam cotidianamente uma dupla jornada:trabalho diurno e estudo noturno.
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