Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, Luci Mary Duso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DAL CANTON, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645
Resumo: O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.
id UNESP-36_557c6f1f11979cde28650de3b43e9e0a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4645
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguaipedagogia da alternânciaCasa Familiar Ruralterritório do Médio Alto Uruguai.O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/464510.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645/3406Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPACHECO, Luci Mary DusoDAL CANTON, Vanessa2022-02-18T12:52:16Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4645Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-18T12:52:16Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
title Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
spellingShingle Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
PACHECO, Luci Mary Duso
pedagogia da alternância
Casa Familiar Rural
território do Médio Alto Uruguai.
title_short Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
title_full Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
title_fullStr Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
title_sort Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
author PACHECO, Luci Mary Duso
author_facet PACHECO, Luci Mary Duso
DAL CANTON, Vanessa
author_role author
author2 DAL CANTON, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHECO, Luci Mary Duso
DAL CANTON, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia da alternância
Casa Familiar Rural
território do Médio Alto Uruguai.
topic pedagogia da alternância
Casa Familiar Rural
território do Médio Alto Uruguai.
description O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645
10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645/3406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 15 n. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 No. 2 (2014)
ORG & DEMO; Vol. 15 Núm. 2 (2014)
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049362840289280