ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728 |
Resumo: | O texto tem o objetivo de apresentar algumas características das mudanças do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. A seguir busca discutir sobre a formação de professores neste contexto, tendo como foco o curso de Pedagogia no Brasil. O último objetivo será relacionar as mudanças do mundo do trabalho com as novas exigências para a formação de professores, destacando a possível resistência dos trabalhadores em educação à precarização da formação docente. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre as relações entre o mundo do trabalho e a educação escolar. Concluímos que os cursos de formação de professores não podem ser apenas repetidores ou cumpridores daquilo que é pensado por aqueles que planejam a educação. É temerário privilegiar na composição curricular destes cursos a prática oca, esvaziada dos elementos teóricos que as fundamentam e dão sentido às ações pedagógicas. Estes cursos e seus professores precisam resistir a isso e continuar a assumir a dimensão da práxis, na qual o movimento dialético entre prática-teoria-prática é fundamental para se entender a educação em sua totalidade. |
id |
UNESP-36_7539efd13ae0d34b264c73f2f3e786b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/1728 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORESReestruturação produtivaformação de professorespedagogia.O texto tem o objetivo de apresentar algumas características das mudanças do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. A seguir busca discutir sobre a formação de professores neste contexto, tendo como foco o curso de Pedagogia no Brasil. O último objetivo será relacionar as mudanças do mundo do trabalho com as novas exigências para a formação de professores, destacando a possível resistência dos trabalhadores em educação à precarização da formação docente. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre as relações entre o mundo do trabalho e a educação escolar. Concluímos que os cursos de formação de professores não podem ser apenas repetidores ou cumpridores daquilo que é pensado por aqueles que planejam a educação. É temerário privilegiar na composição curricular destes cursos a prática oca, esvaziada dos elementos teóricos que as fundamentam e dão sentido às ações pedagógicas. Estes cursos e seus professores precisam resistir a isso e continuar a assumir a dimensão da práxis, na qual o movimento dialético entre prática-teoria-prática é fundamental para se entender a educação em sua totalidade.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/172810.36311/1519-0110.2011.v12n2.1728ORG & DEMO; v. 12 n. 2 (2011); 77-88ORG & DEMO; Vol. 12 No. 2 (2011); 77-88ORG & DEMO; Vol. 12 Núm. 2 (2011); 77-882238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728/1461Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRUIZ, Maria José Ferreira2022-02-08T01:13:10Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/1728Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-08T01:13:10Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RUIZ, Maria José Ferreira Reestruturação produtiva formação de professores pedagogia. |
title_short |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
RUIZ, Maria José Ferreira |
author_facet |
RUIZ, Maria José Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUIZ, Maria José Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reestruturação produtiva formação de professores pedagogia. |
topic |
Reestruturação produtiva formação de professores pedagogia. |
description |
O texto tem o objetivo de apresentar algumas características das mudanças do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. A seguir busca discutir sobre a formação de professores neste contexto, tendo como foco o curso de Pedagogia no Brasil. O último objetivo será relacionar as mudanças do mundo do trabalho com as novas exigências para a formação de professores, destacando a possível resistência dos trabalhadores em educação à precarização da formação docente. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre as relações entre o mundo do trabalho e a educação escolar. Concluímos que os cursos de formação de professores não podem ser apenas repetidores ou cumpridores daquilo que é pensado por aqueles que planejam a educação. É temerário privilegiar na composição curricular destes cursos a prática oca, esvaziada dos elementos teóricos que as fundamentam e dão sentido às ações pedagógicas. Estes cursos e seus professores precisam resistir a isso e continuar a assumir a dimensão da práxis, na qual o movimento dialético entre prática-teoria-prática é fundamental para se entender a educação em sua totalidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728 10.36311/1519-0110.2011.v12n2.1728 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2011.v12n2.1728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728/1461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 12 n. 2 (2011); 77-88 ORG & DEMO; Vol. 12 No. 2 (2011); 77-88 ORG & DEMO; Vol. 12 Núm. 2 (2011); 77-88 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049362771083264 |