ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUIZ, Maria José Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/1728
Resumo: O texto tem o objetivo de apresentar algumas características das mudanças do mundo do trabalho no contexto do capitalismo. A seguir busca discutir sobre a formação de professores neste contexto, tendo como foco o curso de Pedagogia no Brasil. O último objetivo será relacionar as mudanças do mundo do trabalho com as novas exigências para a formação de professores, destacando a possível resistência dos trabalhadores em educação à precarização da formação docente. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre as relações entre o mundo do trabalho e a educação escolar. Concluímos que os cursos de formação de professores não podem ser apenas repetidores ou cumpridores daquilo que é pensado por aqueles que planejam a educação. É temerário privilegiar na composição curricular destes cursos a prática oca, esvaziada dos elementos teóricos que as fundamentam e dão sentido às ações pedagógicas. Estes cursos e seus professores precisam resistir a isso e continuar a assumir a dimensão da práxis, na qual o movimento dialético entre prática-teoria-prática é fundamental para se entender a educação em sua totalidade.
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