A QUESTÃO AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA MERCANTILIZAÇÃO DO LIVRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Raimunda Áurea Dias de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: AMORIM, Celmara Coelho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7584
Resumo: Tudo em um estado capitalista é mercadoria, especialmente a força de trabalho, fonte da riqueza. Assim, para que o princípio de mercadoria materialize-se, o trabalho como realização e valor de uso passa a ser substituído pelo valor de troca num processo constante de alienação. Para naturalização desse fato, o espaço formativo passa a ser capturado como canal importante de dominação e controle de ideias com vistas à proliferação do sistema.  Dentro dessa perspectiva, cria-se uma indústria voltada especificamente para produzir livros didáticos como peça da engrenagem de produção e reprodução do ideário burguês.
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