A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALESTRIN, Vanessa Angélica
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TREVISOL, Maria Teresa, RIOS, Mônica Piccione Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163
Resumo: Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.
id UNESP-36_a65343de14d7a3ebde77b76c0ac27a08
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5163
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipalprojeto rádio na escolacidadania participativarecurso pedagógico.Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/516310.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163ORG & DEMO; v. 16 n. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 No. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 Núm. 1 (2015)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163/3637Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBALESTRIN, Vanessa AngélicaTREVISOL, Maria TeresaRIOS, Mônica Piccione Gomes2020-07-31T10:39:19Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5163Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-31T10:39:19Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
title A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
spellingShingle A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
BALESTRIN, Vanessa Angélica
projeto rádio na escola
cidadania participativa
recurso pedagógico.
title_short A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
title_full A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
title_fullStr A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
title_full_unstemmed A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
title_sort A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
author BALESTRIN, Vanessa Angélica
author_facet BALESTRIN, Vanessa Angélica
TREVISOL, Maria Teresa
RIOS, Mônica Piccione Gomes
author_role author
author2 TREVISOL, Maria Teresa
RIOS, Mônica Piccione Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BALESTRIN, Vanessa Angélica
TREVISOL, Maria Teresa
RIOS, Mônica Piccione Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv projeto rádio na escola
cidadania participativa
recurso pedagógico.
topic projeto rádio na escola
cidadania participativa
recurso pedagógico.
description Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163
10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163/3637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 16 n. 1 (2015)
ORG & DEMO; Vol. 16 No. 1 (2015)
ORG & DEMO; Vol. 16 Núm. 1 (2015)
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049363171639296