A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163 |
Resumo: | Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno. |
id |
UNESP-36_a65343de14d7a3ebde77b76c0ac27a08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5163 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipalprojeto rádio na escolacidadania participativarecurso pedagógico.Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/516310.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163ORG & DEMO; v. 16 n. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 No. 1 (2015)ORG & DEMO; Vol. 16 Núm. 1 (2015)2238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163/3637Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBALESTRIN, Vanessa AngélicaTREVISOL, Maria TeresaRIOS, Mônica Piccione Gomes2020-07-31T10:39:19Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5163Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-31T10:39:19Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
title |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
spellingShingle |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal BALESTRIN, Vanessa Angélica projeto rádio na escola cidadania participativa recurso pedagógico. |
title_short |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
title_full |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
title_fullStr |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
title_full_unstemmed |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
title_sort |
A Cidadania Participativa no Rádio: Estudo de Caso em uma Escola Municipal |
author |
BALESTRIN, Vanessa Angélica |
author_facet |
BALESTRIN, Vanessa Angélica TREVISOL, Maria Teresa RIOS, Mônica Piccione Gomes |
author_role |
author |
author2 |
TREVISOL, Maria Teresa RIOS, Mônica Piccione Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BALESTRIN, Vanessa Angélica TREVISOL, Maria Teresa RIOS, Mônica Piccione Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto rádio na escola cidadania participativa recurso pedagógico. |
topic |
projeto rádio na escola cidadania participativa recurso pedagógico. |
description |
Este artigo se propõe a descrever a dinâmica do “Projeto Rádio na Escola” e como ele pode contribuir para a construção da cidadania participativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o uso do rádio na escola pode contribuir para a construção da cidadania participativa.A base empírica deste artigo é uma investigação realizada em uma escola urbana da rede pública municipal do oestecatarinense. A amostra foi composta pela gestora da escola, professoras do 3º e 4º anos do ensino fundamental e os alunos dos respectivos anos. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado entrevista para a gestora e os professores e para os alunos foi utilizado o grupo focal. O Projeto Rádio na Escola apontou benefícios para a construção da cidadania participativa; mediante a troca de informações o educando e o educador utilizam o rádio como meio para abordar os conteúdos do currículo escolar e do registro e análise de seu entorno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163 10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5163/3637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 16 n. 1 (2015) ORG & DEMO; Vol. 16 No. 1 (2015) ORG & DEMO; Vol. 16 Núm. 1 (2015) 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049363171639296 |