Educação da Mulher Indígena Umutina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CURVO, Roberto Tadeu Vaz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5137
Resumo: Este trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa mais abrangente, intitulado Educação da MulherIndígena e realizado junto ao Instituto de Educação da UFMT. Busca-se entender como se dá a educação escolar de mulheres pertencentes ao povo indígena Umutina, localizado em área conhecida como componente do Médio-Norte do estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento da investigação, emprega-se a metodologia qualitativo-descritiva de caráter indutivo e fundamenta-se no estudo teórico das legislações nacionais e internacionais. Adotam-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas orais aplicadas aos sujeitos da investigação, quais sejam dez pessoas, envolvendo professores, o presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena, o presidente do Conselho Deliberativo Escolar, o presidente da Associação das Mulheres Indígenas de Mato Grosso e alunas do nível superior de ensino. A escolha por este objeto depesquisa justifica-se pelo fato de proporcionar uma visão mais ampla quanto ao funcionamento da educação escolar da etnia. As indagações levantadas permitem ao pesquisador entender, de início, como se opera o sistema de educação escolar indígena do povo Umutina em geral e, em seguida, compreender a educação escolar da mulher indígena especificamente. A relevância deste trabalho reside no fato de que, ao se constituir numa denúncia dos abusos e constrangimentos sofridospelos índios, ferindo sua dignidade e seus direitos, previstos nas legislações brasileira e internacional vigentes, resulta em novos conhecimentos, indispensáveis às concretização dos direitos e ao empoderamento desses povos em sua busca constante pela sobrevivência e pela educação escolar.
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