Cidadania e competências básicas e profissionais na educação de pessoas adultas (EPA ): uma visão a partir da validação de competências em Espanha
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4643 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma visão abrangente da avaliação dos resultados da aprendizagem competencial recentemente iniciadaem Espanha, num enquadramento europeu. Foca os processos de acreditação da experiência laboral e de vias não formais de formação.Exploram-se potenciais respostas a perguntas como: Onde se dirige esta abordagem baseada em resultados de aprendizagem? E será quetem em conta a formação em cidadania entre a população adulta? A metodologia de trabalho analisa o estado da arte dos processos dereconhecimento e validação das qualificações profissionais, no campo da investigação por meio de fontes secundárias e entrevistas comespecialistas. Entre os resultados destaca-se que o currículo normativo, texto da avaliação e acompanhamento, reduz o discurso pedagógicoa saberes, habilidades, competências e capacidades vistas como exigidas pelo mercado de trabalho, ignorando o projeto político implícitono mundo do trabalho. A existência de um texto para a validação de competências é fundamentada na liderança da Europa, apoiada nalegislação espanhola e desenvolvida pelo Instituto Nacional de Qualificações Profissionais. No entanto, não há contexto, mantém-se umaampla área de marginalização no acesso ao procedimento. Em conclusão, a acreditação deve estar ciente do seu lado mais sombrio - aregulação - e abrir o processo a uma construção social cujo ponto de partida seria a concertação e o acordo. Outra chave estará em recuperaras relações pedagógicas que têm sido excluídas nesses processos em favor de uma avaliação que garanta resultados, a qual transfere para apopulação adulta a responsabilidade da sua obtenção. |
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