Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echeverría, Agustina Rosa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Fabiana Melo, Silva, Kleber Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6180
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação desenvolvidaem escolas particulares de Ensino Médio da cidade de Goiânia. Procurou-seidentificar as atividades de Educação Ambiental realizadas pelos professoresdessas escolas. Os dados analisados foram construídos a partir de questionáriose entrevistas aplicados aos professores. A análise mostrou que a maioria dessesprofessores teve uma formação inicial voltada prioritariamente para aabordagem dos aspectos físico-naturais da questão ambiental, o que faz com queas atividades por eles desenvolvidas, que são realizadas de forma esporádica,estejam voltadas para esses aspectos. Propõe-se que, para a construção de umaEducação Ambiental crítica, os cursos de formação de professores têm deabordar a complexidade das questões ambientais de forma curricular, naformação inicial e nos cursos de pós-graduação. Por último, defende-se aparticipação da Universidade em Projetos Ambientais que envolvam acomunidade em geral.
id UNESP-3_038eadf5254e2cb26796a08e24a34da7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6180
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professoresO presente artigo apresenta os resultados de uma investigação desenvolvidaem escolas particulares de Ensino Médio da cidade de Goiânia. Procurou-seidentificar as atividades de Educação Ambiental realizadas pelos professoresdessas escolas. Os dados analisados foram construídos a partir de questionáriose entrevistas aplicados aos professores. A análise mostrou que a maioria dessesprofessores teve uma formação inicial voltada prioritariamente para aabordagem dos aspectos físico-naturais da questão ambiental, o que faz com queas atividades por eles desenvolvidas, que são realizadas de forma esporádica,estejam voltadas para esses aspectos. Propõe-se que, para a construção de umaEducação Ambiental crítica, os cursos de formação de professores têm deabordar a complexidade das questões ambientais de forma curricular, naformação inicial e nos cursos de pós-graduação. Por último, defende-se aparticipação da Universidade em Projetos Ambientais que envolvam acomunidade em geral.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/618010.18675/2177-580X.vol4.n1.p63-86Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 63-862177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6180/4531Echeverría, Agustina RosaRodrigues, Fabiana MeloSilva, Kleber Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:09:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6180Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:09:06Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
title Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
spellingShingle Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
Echeverría, Agustina Rosa
title_short Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
title_full Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
title_fullStr Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
title_full_unstemmed Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
title_sort Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores
author Echeverría, Agustina Rosa
author_facet Echeverría, Agustina Rosa
Rodrigues, Fabiana Melo
Silva, Kleber Rezende
author_role author
author2 Rodrigues, Fabiana Melo
Silva, Kleber Rezende
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Echeverría, Agustina Rosa
Rodrigues, Fabiana Melo
Silva, Kleber Rezende
description O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação desenvolvidaem escolas particulares de Ensino Médio da cidade de Goiânia. Procurou-seidentificar as atividades de Educação Ambiental realizadas pelos professoresdessas escolas. Os dados analisados foram construídos a partir de questionáriose entrevistas aplicados aos professores. A análise mostrou que a maioria dessesprofessores teve uma formação inicial voltada prioritariamente para aabordagem dos aspectos físico-naturais da questão ambiental, o que faz com queas atividades por eles desenvolvidas, que são realizadas de forma esporádica,estejam voltadas para esses aspectos. Propõe-se que, para a construção de umaEducação Ambiental crítica, os cursos de formação de professores têm deabordar a complexidade das questões ambientais de forma curricular, naformação inicial e nos cursos de pós-graduação. Por último, defende-se aparticipação da Universidade em Projetos Ambientais que envolvam acomunidade em geral.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6180
10.18675/2177-580X.vol4.n1.p63-86
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6180
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol4.n1.p63-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6180/4531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2009); 63-86
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362860814336