Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis significações existentes em torno de um conflito socioambiental instaurado a partir da construção de uma rodovia, no município de Juiz de Fora, MG. Objetiva também refletir sobre as implicações de conflitos socioambientais à educação ambiental e à relação comunidade-escola. A metodologia da pesquisa apóia-se na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa se utiliza de entrevistas realizadas com alguns sujeitos que tomam parte do movimento “Diga não à BR440” em Juiz de Fora, MG. A análise de tais entrevistas consistiu de pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Observamos diferentes sentidos acerca de impactos que sustentam posicionamentos contrários e favoráveis à obra. Tais sentidos potencializam nesse trabalho reflexões e práticas sobre a necessidade de articulação entre Educação Ambiental e Justiça Ambiental em uma escola que se encontra no entorno do empreendimento. |
id |
UNESP-3_1fe03f0e16b30814b75d33e860952615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11085 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito SocioambientalO presente estudo tem como objetivo analisar possíveis significações existentes em torno de um conflito socioambiental instaurado a partir da construção de uma rodovia, no município de Juiz de Fora, MG. Objetiva também refletir sobre as implicações de conflitos socioambientais à educação ambiental e à relação comunidade-escola. A metodologia da pesquisa apóia-se na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa se utiliza de entrevistas realizadas com alguns sujeitos que tomam parte do movimento “Diga não à BR440” em Juiz de Fora, MG. A análise de tais entrevistas consistiu de pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Observamos diferentes sentidos acerca de impactos que sustentam posicionamentos contrários e favoráveis à obra. Tais sentidos potencializam nesse trabalho reflexões e práticas sobre a necessidade de articulação entre Educação Ambiental e Justiça Ambiental em uma escola que se encontra no entorno do empreendimento.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1108510.18675/2177-580X.vol12.n1.p100-114Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 100-1142177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/8075https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/10814https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/10815Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pândela FigueiredoDias, Amanda MachadoCosenza, AngélicaFonseca, Juliana AmorimSilva, Michele Alice2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11085Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
title |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
spellingShingle |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental Santos, Pândela Figueiredo |
title_short |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
title_full |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
title_fullStr |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
title_full_unstemmed |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
title_sort |
Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental |
author |
Santos, Pândela Figueiredo |
author_facet |
Santos, Pândela Figueiredo Dias, Amanda Machado Cosenza, Angélica Fonseca, Juliana Amorim Silva, Michele Alice |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Amanda Machado Cosenza, Angélica Fonseca, Juliana Amorim Silva, Michele Alice |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pândela Figueiredo Dias, Amanda Machado Cosenza, Angélica Fonseca, Juliana Amorim Silva, Michele Alice |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis significações existentes em torno de um conflito socioambiental instaurado a partir da construção de uma rodovia, no município de Juiz de Fora, MG. Objetiva também refletir sobre as implicações de conflitos socioambientais à educação ambiental e à relação comunidade-escola. A metodologia da pesquisa apóia-se na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa se utiliza de entrevistas realizadas com alguns sujeitos que tomam parte do movimento “Diga não à BR440” em Juiz de Fora, MG. A análise de tais entrevistas consistiu de pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Observamos diferentes sentidos acerca de impactos que sustentam posicionamentos contrários e favoráveis à obra. Tais sentidos potencializam nesse trabalho reflexões e práticas sobre a necessidade de articulação entre Educação Ambiental e Justiça Ambiental em uma escola que se encontra no entorno do empreendimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p100-114 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p100-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/8075 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/10814 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11085/10815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 100-114 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363763638272 |