Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113 |
Resumo: | O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas. |
id |
UNESP-3_26bbcf81ebeace6fc88588930a39a54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6113 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611310.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 59-712177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113/4486Tassara, Eda Terezinha de OliveiraArdans, Omarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:40Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6113Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:40Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
title |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
spellingShingle |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” Tassara, Eda Terezinha de Oliveira |
title_short |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
title_full |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
title_fullStr |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
title_sort |
Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos” |
author |
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira |
author_facet |
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira Ardans, Omar |
author_role |
author |
author2 |
Ardans, Omar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira Ardans, Omar |
description |
O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113/4486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 59-71 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362798948352 |