Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ardans, Omar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113
Resumo: O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas.
id UNESP-3_26bbcf81ebeace6fc88588930a39a54f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6113
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611310.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 59-712177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113/4486Tassara, Eda Terezinha de OliveiraArdans, Omarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:40Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6113Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:40Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
title Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
spellingShingle Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
title_short Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
title_full Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
title_fullStr Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
title_full_unstemmed Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
title_sort Educação Ambiental Crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e “silenciamentos”
author Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
author_facet Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Ardans, Omar
author_role author
author2 Ardans, Omar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Ardans, Omar
description O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisascomprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendoasno quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesseenquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popularem investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como àcompreensão de silêncios e “silenciamentos” nelas manifestos, enfocando-os, àluz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais,epistêmicas e políticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p59-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6113/4486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 59-71
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362798948352