Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12154
Resumo: Estimulado pelos debates que se desenrolaram na mesa redonda Demandas e Agendas de Pesquisa em Educação Ambiental, realizada durante o VIII EPEA, da qual participei, busco, neste artigo, sistematizar algumas análises e reflexões que levei para discussão naquela oportunidade, relacionadas com esse campo de pesquisa. Assim, procuro, inicialmente, explicitar algumas perspectivas metodológicas que escolho como uma alternativa para as possíveis e diversas possibilidades de respostas à questão proposta para a mesa redonda. Tal escolha é o caminho que encontro para vencer as dificuldades iniciais frente à complexidade da temática, certo de que as respostas dadas só poderão ser entendidas como tentativas, provisórias e temporárias, em um contexto particular. Procuro, sinteticamente, fazer menção a algumas estratégias de consolidação e de transformação do campo que a comunidade de pesquisadores em EA tem construído. A partir desse contexto, faço, finalmente, um esforço no sentido de apontar possíveis agendas e demandas que poderiam ser vistas como pertinentes para o campo. Para tal, exploro relatos dos trabalhos dos Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs), que vêm sendo publicados pela revista Pesquisa em Educação Ambiental, desde 2005, e a cada edição do EPEA. A aposta é a de que os resultados desse exercício, realizado pós VIII EPEA, sejam vistos como possíveis elos em uma cadeia de enunciados que concorrem em processos de produção de sentidos sobre o campo da pesquisa em EA no Brasil.
id UNESP-3_39244336f3b353072d98921d9d0bd1da
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12154
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)Estimulado pelos debates que se desenrolaram na mesa redonda Demandas e Agendas de Pesquisa em Educação Ambiental, realizada durante o VIII EPEA, da qual participei, busco, neste artigo, sistematizar algumas análises e reflexões que levei para discussão naquela oportunidade, relacionadas com esse campo de pesquisa. Assim, procuro, inicialmente, explicitar algumas perspectivas metodológicas que escolho como uma alternativa para as possíveis e diversas possibilidades de respostas à questão proposta para a mesa redonda. Tal escolha é o caminho que encontro para vencer as dificuldades iniciais frente à complexidade da temática, certo de que as respostas dadas só poderão ser entendidas como tentativas, provisórias e temporárias, em um contexto particular. Procuro, sinteticamente, fazer menção a algumas estratégias de consolidação e de transformação do campo que a comunidade de pesquisadores em EA tem construído. A partir desse contexto, faço, finalmente, um esforço no sentido de apontar possíveis agendas e demandas que poderiam ser vistas como pertinentes para o campo. Para tal, exploro relatos dos trabalhos dos Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs), que vêm sendo publicados pela revista Pesquisa em Educação Ambiental, desde 2005, e a cada edição do EPEA. A aposta é a de que os resultados desse exercício, realizado pós VIII EPEA, sejam vistos como possíveis elos em uma cadeia de enunciados que concorrem em processos de produção de sentidos sobre o campo da pesquisa em EA no Brasil.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1215410.18675/2177-580X.vol11.n2.p146-167Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 2 (2016); 146-1672177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12154/8069Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Luiz Marcelo2018-08-21T13:51:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12154Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:48Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
title Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
spellingShingle Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
de Carvalho, Luiz Marcelo
title_short Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
title_full Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
title_fullStr Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
title_full_unstemmed Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
title_sort Demandas e Agendas da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: sentidos construídos a partir dos relatos dos Grupos de Discussão de Pesquisa em Educação Ambiental (GDPs -EPEAs)
author de Carvalho, Luiz Marcelo
author_facet de Carvalho, Luiz Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Luiz Marcelo
description Estimulado pelos debates que se desenrolaram na mesa redonda Demandas e Agendas de Pesquisa em Educação Ambiental, realizada durante o VIII EPEA, da qual participei, busco, neste artigo, sistematizar algumas análises e reflexões que levei para discussão naquela oportunidade, relacionadas com esse campo de pesquisa. Assim, procuro, inicialmente, explicitar algumas perspectivas metodológicas que escolho como uma alternativa para as possíveis e diversas possibilidades de respostas à questão proposta para a mesa redonda. Tal escolha é o caminho que encontro para vencer as dificuldades iniciais frente à complexidade da temática, certo de que as respostas dadas só poderão ser entendidas como tentativas, provisórias e temporárias, em um contexto particular. Procuro, sinteticamente, fazer menção a algumas estratégias de consolidação e de transformação do campo que a comunidade de pesquisadores em EA tem construído. A partir desse contexto, faço, finalmente, um esforço no sentido de apontar possíveis agendas e demandas que poderiam ser vistas como pertinentes para o campo. Para tal, exploro relatos dos trabalhos dos Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs), que vêm sendo publicados pela revista Pesquisa em Educação Ambiental, desde 2005, e a cada edição do EPEA. A aposta é a de que os resultados desse exercício, realizado pós VIII EPEA, sejam vistos como possíveis elos em uma cadeia de enunciados que concorrem em processos de produção de sentidos sobre o campo da pesquisa em EA no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12154
10.18675/2177-580X.vol11.n2.p146-167
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12154
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p146-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12154/8069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 2 (2016); 146-167
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363792998400