Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: David, Luis, Santos, Carla, Masaharu, Fabricio, Cuzziol, Gabriel, Ribeiro, Thiago, Chierecci, Ricardo, Watanabe, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213
Resumo: Os riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e  (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade.
id UNESP-3_40c408cb38f8e01dc60224cf79b17450
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15213
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental PublicationsEducación para el riesgo: aportes de complejidad, reflexividad y producción socioambientalEducação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientaisOs riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e  (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1521310.18675/2177-580X.2022-15213Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 48-692177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213/12402Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, FernandaDavid, LuisSantos, CarlaMasaharu, FabricioCuzziol, Gabriel Ribeiro, ThiagoChierecci, RicardoWatanabe, Giselle2023-02-01T14:23:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15213Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-01T14:23:14Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
Educación para el riesgo: aportes de complejidad, reflexividad y producción socioambiental
Educação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientais
title Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
spellingShingle Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
Carvalho, Fernanda
title_short Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
title_full Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
title_fullStr Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
title_full_unstemmed Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
title_sort Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
author Carvalho, Fernanda
author_facet Carvalho, Fernanda
David, Luis
Santos, Carla
Masaharu, Fabricio
Cuzziol, Gabriel
Ribeiro, Thiago
Chierecci, Ricardo
Watanabe, Giselle
author_role author
author2 David, Luis
Santos, Carla
Masaharu, Fabricio
Cuzziol, Gabriel
Ribeiro, Thiago
Chierecci, Ricardo
Watanabe, Giselle
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda
David, Luis
Santos, Carla
Masaharu, Fabricio
Cuzziol, Gabriel
Ribeiro, Thiago
Chierecci, Ricardo
Watanabe, Giselle
description Os riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e  (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213
10.18675/2177-580X.2022-15213
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2022-15213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213/12402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 48-69
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364310994944