Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213 |
Resumo: | Os riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade. |
id |
UNESP-3_40c408cb38f8e01dc60224cf79b17450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15213 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental PublicationsEducación para el riesgo: aportes de complejidad, reflexividad y producción socioambientalEducação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientaisOs riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1521310.18675/2177-580X.2022-15213Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 48-692177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213/12402Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, FernandaDavid, LuisSantos, CarlaMasaharu, FabricioCuzziol, Gabriel Ribeiro, ThiagoChierecci, RicardoWatanabe, Giselle2023-02-01T14:23:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15213Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-01T14:23:14Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications Educación para el riesgo: aportes de complejidad, reflexividad y producción socioambiental Educação para o Risco: contribuições da complexidade, da reflexividade e das produções socioambientais |
title |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
spellingShingle |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications Carvalho, Fernanda |
title_short |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
title_full |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
title_fullStr |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
title_full_unstemmed |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
title_sort |
Education for Risk: Contributions from Complexity, Reflexivity and Socioenvironmental Publications |
author |
Carvalho, Fernanda |
author_facet |
Carvalho, Fernanda David, Luis Santos, Carla Masaharu, Fabricio Cuzziol, Gabriel Ribeiro, Thiago Chierecci, Ricardo Watanabe, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
David, Luis Santos, Carla Masaharu, Fabricio Cuzziol, Gabriel Ribeiro, Thiago Chierecci, Ricardo Watanabe, Giselle |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fernanda David, Luis Santos, Carla Masaharu, Fabricio Cuzziol, Gabriel Ribeiro, Thiago Chierecci, Ricardo Watanabe, Giselle |
description |
Os riscos referem-se a um conjunto de situações que nos afetam, sejam eles cotidianos ou mais globais. Para promover uma formação mais crítica e complexa, capaz de lidar com essas incertezas, nos parece essencial delinear um conjunto de parâmetros que definem uma Educação para o Risco. Para isso, esse artigo propõe investigar as principais ideias trazidas pelas pesquisas sobre Educação Ambiental, incluindo alguns referenciais teóricos da complexidade e reflexividade. Metodologicamente, identificam-se (i) os pressupostos teóricos da complexidade e reflexividade que contribuem para definir uma Educação para o Risco; e (ii) aspectos nos trabalhos sobre Educação Ambiental da área que contribuem para definir uma Educação para o Risco. Para essa análise toma-se como referência os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se a quase ausência de uma discussão explícita sobre o risco pelos pesquisadores da área; no entanto, é possível identificar alguns aspectos que podem delinear o conceito tais como a diferenciação entre Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; aproximações envolvendo aspectos da complexidade, do decrescimento, e da reflexividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213 10.18675/2177-580X.2022-15213 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2022-15213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15213/12402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 1 (2022); 48-69 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214364310994944 |