Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268 |
Resumo: | No presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio. |
id |
UNESP-3_47d803288b5af25147427347fb45c345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13268 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológicaNo presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1326810.18675/2177-580X.2019-13268Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 192-2062177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268/11336Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvila Colla, Rodrigo2020-06-02T09:27:42Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13268Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-06-02T09:27:42Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
title |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
spellingShingle |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica Avila Colla, Rodrigo |
title_short |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
title_full |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
title_fullStr |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
title_full_unstemmed |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
title_sort |
Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica |
author |
Avila Colla, Rodrigo |
author_facet |
Avila Colla, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila Colla, Rodrigo |
description |
No presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268 10.18675/2177-580X.2019-13268 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2019-13268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268/11336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 192-206 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363842281472 |