Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila Colla, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268
Resumo: No presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio.
id UNESP-3_47d803288b5af25147427347fb45c345
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13268
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológicaNo presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1326810.18675/2177-580X.2019-13268Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 192-2062177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268/11336Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvila Colla, Rodrigo2020-06-02T09:27:42Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13268Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-06-02T09:27:42Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
title Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
spellingShingle Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
Avila Colla, Rodrigo
title_short Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
title_full Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
title_fullStr Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
title_full_unstemmed Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
title_sort Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica
author Avila Colla, Rodrigo
author_facet Avila Colla, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila Colla, Rodrigo
description No presente artigo promovemos um breve confronto entre as abordagens acerca do meio ambiente de dois filmes: Zorba, O Grego e Avatar. Por meio disso, buscamos mostrar como as visões sobre natureza existentes nas duas películas são inerentes às épocas em que foram realizadas chamando, também, a atenção para a inexistência de mensagens neutras no cinema. Além disso, introduzimos a noção de ambientalização fílmica a fim de significar a experiência que torna possível ao interlocutor-espectador exercitar um olhar crítico por intermédio do distanciamento de si e do ambiente vivo propiciado pelo gosto e pela imersão sensível no ambiente fílmico. Esse adentramento sensível no ambiente do filme favorece a criação, por parte do público, de um repertório ambiental problematizável por meio da experienciação fictícia de ambientes possíveis. Sob essa óptica, os filmes representam uma grande potência para que repensemos condutas para com o meio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268
10.18675/2177-580X.2019-13268
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2019-13268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13268/11336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 192-206
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363842281472