O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6130 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma pesquisa que procura analisar aprodução acadêmica brasileira em educação ambiental no períodocompreendido de 1984 a 2002. As teses e dissertações defendidas nosdepartamentos de Educação, Ecologia, Saúde Pública, EducaçãoAmbiental, entre outros, são a principal fonte de consulta. A pesquisarevela a existência de pelo menos uma tese de livre-docência, 40 dedoutorado e 246 dissertações abrangendo diversos temas ambientais,concepções pedagógicas e políticas. Os principais temas abordados são:relações entre natureza e cultura, crise ambiental urbana e ecossistemasespecíficos. Nos aspectos pedagógicos, a educação ambiental éconsiderada um processo que pode ocorrer em todos os espaços deaprendizagem e estar presente no currículo de todas as disciplinas. Oestímulo ao processo de participação social visando a construção deuma sociedade democrática e sustentável é o aspecto político maisenfatizado. O artigo sugere que uma ampla e maior compreensão daeducação ambiental nas universidades, agências de fomento e nadefinição de políticas públicas será possível por meio da difusão dessaprodução. |
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O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no BrasilEste artigo é o resultado de uma pesquisa que procura analisar aprodução acadêmica brasileira em educação ambiental no períodocompreendido de 1984 a 2002. As teses e dissertações defendidas nosdepartamentos de Educação, Ecologia, Saúde Pública, EducaçãoAmbiental, entre outros, são a principal fonte de consulta. A pesquisarevela a existência de pelo menos uma tese de livre-docência, 40 dedoutorado e 246 dissertações abrangendo diversos temas ambientais,concepções pedagógicas e políticas. Os principais temas abordados são:relações entre natureza e cultura, crise ambiental urbana e ecossistemasespecíficos. Nos aspectos pedagógicos, a educação ambiental éconsiderada um processo que pode ocorrer em todos os espaços deaprendizagem e estar presente no currículo de todas as disciplinas. Oestímulo ao processo de participação social visando a construção deuma sociedade democrática e sustentável é o aspecto político maisenfatizado. O artigo sugere que uma ampla e maior compreensão daeducação ambiental nas universidades, agências de fomento e nadefinição de políticas públicas será possível por meio da difusão dessaprodução.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/613010.18675/2177-580X.vol2.n1.p33-66Pesquisa em Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2007); 33-662177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6130/4491Reigota, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:42:01Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6130Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:42:01Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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