Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréia Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tote Nunes Pontes, Felipe, César Lima Sales, Paulo, Roberto Ramalho Silva, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865
Resumo: Apesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis.
id UNESP-3_55409e757671145d9f6a39e0b97bb8bc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13865
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidasApesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1386510.18675/2177-580X.2022-13865Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 10-232177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865/12609Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andréia CarvalhoTote Nunes Pontes, FelipeCésar Lima Sales, PauloRoberto Ramalho Silva, Paulo2023-02-01T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13865Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-01T23:57:54Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
title Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
spellingShingle Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
Santos, Andréia Carvalho
title_short Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
title_full Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
title_fullStr Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
title_full_unstemmed Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
title_sort Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
author Santos, Andréia Carvalho
author_facet Santos, Andréia Carvalho
Tote Nunes Pontes, Felipe
César Lima Sales, Paulo
Roberto Ramalho Silva, Paulo
author_role author
author2 Tote Nunes Pontes, Felipe
César Lima Sales, Paulo
Roberto Ramalho Silva, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andréia Carvalho
Tote Nunes Pontes, Felipe
César Lima Sales, Paulo
Roberto Ramalho Silva, Paulo
description Apesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865
10.18675/2177-580X.2022-13865
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2022-13865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865/12609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 10-23
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364219768833