Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865 |
Resumo: | Apesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis. |
id |
UNESP-3_55409e757671145d9f6a39e0b97bb8bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13865 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidasApesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1386510.18675/2177-580X.2022-13865Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 10-232177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865/12609Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andréia CarvalhoTote Nunes Pontes, FelipeCésar Lima Sales, PauloRoberto Ramalho Silva, Paulo2023-02-01T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13865Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2023-02-01T23:57:54Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
title |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
spellingShingle |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas Santos, Andréia Carvalho |
title_short |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
title_full |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
title_fullStr |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
title_full_unstemmed |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
title_sort |
Conexão com a natureza, atitudes ambientais e a percepção de educadores sobre áreas naturais protegidas |
author |
Santos, Andréia Carvalho |
author_facet |
Santos, Andréia Carvalho Tote Nunes Pontes, Felipe César Lima Sales, Paulo Roberto Ramalho Silva, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Tote Nunes Pontes, Felipe César Lima Sales, Paulo Roberto Ramalho Silva, Paulo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andréia Carvalho Tote Nunes Pontes, Felipe César Lima Sales, Paulo Roberto Ramalho Silva, Paulo |
description |
Apesar de áreas naturais protegidas serem consideradas uma importante ferramenta para educadores ambientais, o uso dessas áreas pelos professores ainda é incipiente. O presente estudo buscou examinar como professores percebem o uso de áreas naturais protegidas para a promoção de educação ambiental (EA), e avaliar o nível de relacionamento com a natureza e suas atitudes ambientais partindo do pressuposto de que estes dois fatores estejam associados à sua percepção. O estudo é de abordagem quantitativa a partir do método survey, utilizando um questionário estruturado. O questionário foi composto pela escala Nature Retadendness (RN), para verificar o nível de relacionamento com a natureza, escala New Environmental Paradigm (NEP), para avaliar as atitudes ambientais, e questões de percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Contudo, demonstraram menor apoio à prática efetiva de EA nessas áreas. Os resultados sugerem que o nível de relacionamento com a natureza não foi forte o suficiente para promover atitudes ambientais significativas, o que pode estar refletindo na forma como os professores veem o uso de áreas naturais para o ensino. Assim, diante da relevância da interação com a natureza, é imprescindível que as pessoas a vivenciem, a fim de criar laços emocionais e estilos de vida ambientalmente responsáveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865 10.18675/2177-580X.2022-13865 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2022-13865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13865/12609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 17 n. 2 (2022); 10-23 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214364219768833 |