Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Wagner José de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855
Resumo: Este artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica.  Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola.
id UNESP-3_6b48a9d128c3d38cad3c4abb35d86ad7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9855
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação BásicaEste artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica.  Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/985510.18675/2177-580X.vol12.n1.p10-25Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 10-252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/8073https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/10453Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Wagner José deFarias, Carmen Roselaine de Oliveira2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9855Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
title Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
spellingShingle Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
Aguiar, Wagner José de
title_short Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
title_full Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
title_fullStr Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
title_full_unstemmed Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
title_sort Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
author Aguiar, Wagner José de
author_facet Aguiar, Wagner José de
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
author_role author
author2 Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Wagner José de
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
description Este artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica.  Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855
10.18675/2177-580X.vol12.n1.p10-25
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n1.p10-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/8073
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/10453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 10-25
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363754201088