Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação Básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855 |
Resumo: | Este artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica. Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola. |
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Apontamentos para Práticas de Avaliação na Educação Ambiental em Diálogo com Saberes de Professores da Educação BásicaEste artigo discute práticas de avaliação em ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em escolas e procura contribuir com alguns apontamentos e reflexões. A pesquisa buscou compreender a avaliação na EA a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos práticos construídos por professores da educação básica, analisando sob uma perspectiva fenomenológica. Os resultados indicam que o trabalho avaliativo é predominantemente desenvolvido com baixo grau de planejamento, as atitudes são os critérios preferencialmente avaliados e a observação é a principal técnica empregada. A partir desses achados, busca-se contribuir com a discussão do tema na área, argumentando que a avaliação pode se revestir de um sentido formativo, desde que seja um processo planejado e gerador de reflexividade. Assim, reforça-se a necessidade de valorização dos saberes práticos produzidos pelos professores, tendo na pesquisa um suporte para a ampliação e o fortalecimento da EA na escola.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/985510.18675/2177-580X.vol12.n1.p10-25Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 1 (2017); 10-252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/8073https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9855/10453Copyright (c) 2017 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Wagner José deFarias, Carmen Roselaine de Oliveira2018-08-21T13:51:22Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9855Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:22Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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