Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806 |
Resumo: | Apesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos. |
id |
UNESP-3_7d1b7597651e52089b752541f523e53f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7806 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambientalApesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/780610.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 91-1082177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/7317https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9702https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9703https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9704https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9705https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9706https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9707https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9708https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9709https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9715Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2016-03-11T13:16:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7806Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:16:32Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
title |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
spellingShingle |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
title_short |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
title_full |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
title_fullStr |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
title_sort |
Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental |
author |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
author_facet |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
description |
Apesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806 10.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/7317 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9702 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9703 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9704 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9705 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9706 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9707 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9708 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9709 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 91-108 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363403976704 |