Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806
Resumo: Apesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos.
id UNESP-3_7d1b7597651e52089b752541f523e53f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7806
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambientalApesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/780610.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 91-1082177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/7317https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9702https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9703https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9704https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9705https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9706https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9707https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9708https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9709https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9715Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2016-03-11T13:16:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7806Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-11T13:16:32Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
title Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
spellingShingle Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
title_short Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
title_full Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
title_fullStr Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
title_full_unstemmed Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
title_sort Olhares perceptivos: usos e sentidos da fotografia na educação ambiental
author Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
author_facet Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
description Apesar de estarmos inseridos em uma civilização que cultua fortemente a imagem, o uso da fotografia na educação ambiental ainda é um aspecto pouco discutido em relação à interpretação de imagens, portanto, o arcabouço teórico ainda recorre aos campos das ciências sociais e comunicação. A pesquisa discute uso da fotografia na educação ambiental crítica, buscando, através do processo educativo, o desenvolvimento do que denominamos de olhares perceptivos - olhares capazes de compreender fotografias enquanto formas e espaços que constituem o indivíduo. A pesquisa foi pautada em metodologias participativas e utilizou o método de foto-elicitação com análise qualitativa. A coleta de dados foi durante um processo de formação de professoras(es), em uma escola municipal de Barra-BA, localizada em uma comunidade na caatinga. Conclui-se que a fotografia pode desempenhar um papel importante para a educação ambiental, constituindo uma estratégia transdisciplinar, potencialmente sensibilizadora, de expressão de sentidos e significâncias para os seres humanos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806
10.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol10.n2.p91-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/7317
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9702
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9703
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9704
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9705
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9706
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9707
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9708
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9709
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7806/9715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 10 n. 2 (2015); 91-108
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363403976704