A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Leandro Belinaso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6203
Resumo: Este artigo apresenta duas investigações processadas no âmbito doGrupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais, daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos compreendidoque neste nosso tempo atual, que alguns autores nomeiam Pós-Modernidade, a cultura ocupa uma centralidade com relação aosmodos como vamos significando o mundo e às maneiras comonegociamos e compomos nossas identidades. Neste texto estão emjogo investigações que buscam observar como sujeitos enxergam e serelacionam com dois distintos lugares: um bosque urbano deFlorianópolis (SC) e um parque urbano de Palhoça (SC). E cada umdeles é tomado como múltiplo, ou seja, como atravessado tanto porhistórias locais como globais, visto como aberto e dinâmico, emmovimentação constante, “lugar-encontro”, construído e reconstruídopelas relações entre humanos e destes com os não humanos. Interessanostecer narrativas escritas e imagéticas, através de dispositivoseducativos, sobre como tais lugares são narrados (e instituídosdiscursivamente) pelas enunciações de sujeitos que circulam pelo seuentorno. Consideramos tais práticas investigativas que criam narrativascomo invenções de uma educação ambiental que pretende mostrar os vários fios que estão em jogo nas tramas que vão compondo erecompondo um ambiente.
id UNESP-3_a961c5a9879090d0ba67f5750c3ff893
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6203
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambienteEste artigo apresenta duas investigações processadas no âmbito doGrupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais, daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos compreendidoque neste nosso tempo atual, que alguns autores nomeiam Pós-Modernidade, a cultura ocupa uma centralidade com relação aosmodos como vamos significando o mundo e às maneiras comonegociamos e compomos nossas identidades. Neste texto estão emjogo investigações que buscam observar como sujeitos enxergam e serelacionam com dois distintos lugares: um bosque urbano deFlorianópolis (SC) e um parque urbano de Palhoça (SC). E cada umdeles é tomado como múltiplo, ou seja, como atravessado tanto porhistórias locais como globais, visto como aberto e dinâmico, emmovimentação constante, “lugar-encontro”, construído e reconstruídopelas relações entre humanos e destes com os não humanos. Interessanostecer narrativas escritas e imagéticas, através de dispositivoseducativos, sobre como tais lugares são narrados (e instituídosdiscursivamente) pelas enunciações de sujeitos que circulam pelo seuentorno. Consideramos tais práticas investigativas que criam narrativascomo invenções de uma educação ambiental que pretende mostrar os vários fios que estão em jogo nas tramas que vão compondo erecompondo um ambiente.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/620310.18675/2177-580X.vol5.n1.p11-26Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 11-262177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6203/4551Guimarães, Leandro Belinasoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:58:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6203Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:58:02Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
title A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
spellingShingle A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
Guimarães, Leandro Belinaso
title_short A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
title_full A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
title_fullStr A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
title_full_unstemmed A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
title_sort A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente
author Guimarães, Leandro Belinaso
author_facet Guimarães, Leandro Belinaso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Leandro Belinaso
description Este artigo apresenta duas investigações processadas no âmbito doGrupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais, daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos compreendidoque neste nosso tempo atual, que alguns autores nomeiam Pós-Modernidade, a cultura ocupa uma centralidade com relação aosmodos como vamos significando o mundo e às maneiras comonegociamos e compomos nossas identidades. Neste texto estão emjogo investigações que buscam observar como sujeitos enxergam e serelacionam com dois distintos lugares: um bosque urbano deFlorianópolis (SC) e um parque urbano de Palhoça (SC). E cada umdeles é tomado como múltiplo, ou seja, como atravessado tanto porhistórias locais como globais, visto como aberto e dinâmico, emmovimentação constante, “lugar-encontro”, construído e reconstruídopelas relações entre humanos e destes com os não humanos. Interessanostecer narrativas escritas e imagéticas, através de dispositivoseducativos, sobre como tais lugares são narrados (e instituídosdiscursivamente) pelas enunciações de sujeitos que circulam pelo seuentorno. Consideramos tais práticas investigativas que criam narrativascomo invenções de uma educação ambiental que pretende mostrar os vários fios que estão em jogo nas tramas que vão compondo erecompondo um ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6203
10.18675/2177-580X.vol5.n1.p11-26
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6203
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol5.n1.p11-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6203/4551
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2010); 11-26
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363227815936