Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6784 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados quantitativos e qualitativos de estudos exploratórios em escolas da rede pública do Distrito Federal relativos a projetos de educação ambiental (EA) e tem como objetivo identificar a sistematização e continuidade desses projetos, a participação da comunidade escolar nos mesmos e as dificuldades no seu desenvolvimento. Os dados foram coletados por meio de contato eletrônico, reuniões com professores e visitas às escolas e foram categorizados no processo analítico. Os resultados indicam que a maioria dos projetos investigados não tem continuidade, foi desenvolvida de maneira isolada, com pouca sistematização e participação de professores. Entre as dificuldades apontadas pelos professores destaca-se a falta de apoio e de recursos para os projetos. A investigação sinalizou a necessidade de organização das escolas de forma a permitir uma dinâmica de trabalho interdisciplinar por meio da qual ações de EA sejam inseridas no projeto político-pedagógico de cada escola, em processo de construção coletiva assumido de maneira continuada pela comunidade escolar. |
id |
UNESP-3_b36d3fc5d4d90909f5be9b245eb090e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6784 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improvisoEste artigo apresenta dados quantitativos e qualitativos de estudos exploratórios em escolas da rede pública do Distrito Federal relativos a projetos de educação ambiental (EA) e tem como objetivo identificar a sistematização e continuidade desses projetos, a participação da comunidade escolar nos mesmos e as dificuldades no seu desenvolvimento. Os dados foram coletados por meio de contato eletrônico, reuniões com professores e visitas às escolas e foram categorizados no processo analítico. Os resultados indicam que a maioria dos projetos investigados não tem continuidade, foi desenvolvida de maneira isolada, com pouca sistematização e participação de professores. Entre as dificuldades apontadas pelos professores destaca-se a falta de apoio e de recursos para os projetos. A investigação sinalizou a necessidade de organização das escolas de forma a permitir uma dinâmica de trabalho interdisciplinar por meio da qual ações de EA sejam inseridas no projeto político-pedagógico de cada escola, em processo de construção coletiva assumido de maneira continuada pela comunidade escolar.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/678410.18675/2177-580X.vol7.n1.p68-86Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 68-862177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6784/4951Guimarães, Zara Faria SobrinhaSantos, Wildson Luiz Pereira dosMachado, Patrícia Fernandes LootensBaptista, Joice de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:38:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6784Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T13:38:18Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
title |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
spellingShingle |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso Guimarães, Zara Faria Sobrinha |
title_short |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
title_full |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
title_fullStr |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
title_full_unstemmed |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
title_sort |
Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso |
author |
Guimarães, Zara Faria Sobrinha |
author_facet |
Guimarães, Zara Faria Sobrinha Santos, Wildson Luiz Pereira dos Machado, Patrícia Fernandes Lootens Baptista, Joice de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Wildson Luiz Pereira dos Machado, Patrícia Fernandes Lootens Baptista, Joice de Aguiar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Zara Faria Sobrinha Santos, Wildson Luiz Pereira dos Machado, Patrícia Fernandes Lootens Baptista, Joice de Aguiar |
description |
Este artigo apresenta dados quantitativos e qualitativos de estudos exploratórios em escolas da rede pública do Distrito Federal relativos a projetos de educação ambiental (EA) e tem como objetivo identificar a sistematização e continuidade desses projetos, a participação da comunidade escolar nos mesmos e as dificuldades no seu desenvolvimento. Os dados foram coletados por meio de contato eletrônico, reuniões com professores e visitas às escolas e foram categorizados no processo analítico. Os resultados indicam que a maioria dos projetos investigados não tem continuidade, foi desenvolvida de maneira isolada, com pouca sistematização e participação de professores. Entre as dificuldades apontadas pelos professores destaca-se a falta de apoio e de recursos para os projetos. A investigação sinalizou a necessidade de organização das escolas de forma a permitir uma dinâmica de trabalho interdisciplinar por meio da qual ações de EA sejam inseridas no projeto político-pedagógico de cada escola, em processo de construção coletiva assumido de maneira continuada pela comunidade escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6784 10.18675/2177-580X.vol7.n1.p68-86 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6784 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol7.n1.p68-86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6784/4951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 68-86 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363302264832 |